Variedades

Para que serve, como cuidar e plantar uma espada-de-são-jorge

Para que serve, como cuidar e plantar uma espada-de-são-jorge

Uma das plantas mais conhecidas é a espada-de-são-jorge. Presente em muitas casas, ela tem função protetora e pode dar aquela ajudinha para afastar más energias. Além disso, a ciência já comprovou que essa plantinha absorve elementos tóxicos do ambiente, purificando o ar. De fácil manutenção, a espada-de-são-jorge fica linda na decoração.

A espada-de-são-jorge é conhecida pelo nome científico de Sansevieria trifasciata, e é importantíssima e muito usada em rituais de religiões de matriz africana. Existem três espécies de sansevieira: a Sansevieira zeylanica, que tem as bordas amarelas, a Sansevieira cylindrica, redonda e pontuda e a Sansevieria Trifasciata Hahnii, que lembra uma coroa.

Todas elas têm função de proteção, de afugentar maus espíritos e de dar coragem aos seus protegidos. A espada-de-são-jorge tem esse nome graças ao santo guerreiro São Jorge da Capadócia.

A espada-de-são-jorge pode ser mantida dentro ou fora de casa, para proteger o lar, ou mesmo como amuletos em forma de pingentes ou saquinhos.

Para afastar mau-olhado e proteger a família, a planta pode ser colocada logo na entrada da casa. Só evite posicionar os vasos em ambientes com muitos ângulos formado por paredes, pois isso pode estimular discórdias e batalhas, tendo em vista que a planta também tem o simbolismo da luta.

A espada-de-são-jorge exige poucos cuidados. Não precisa de muita adubação, se adapta bem tanto ao Sol, quanto à sombra e não precisa de muita rega. Ou seja, é ideal para quem quer uma planta em casa, mas sem ter muito trabalho.

Para manter a plantinha saudável prefira vasos de cerâmica, faça a limpeza tirando apenas as folhas secas e verifique sempre como está o solo. A espada-de-são-jorge pode ficar até 20 dias sem água, desde que esteja saudável. Pelo seu potencial de melhorar o ar é perfeita para deixar no quarto, desde que tenha iluminação direta.

Por fim, lembre-se que apesar de todos os benefícios, a planta é tóxica para animais domésticos. Por isso deixe longe deles.