O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou ontem que a recuperação da economia “voltou em V”. “Diziam que eu estava em universo paralelo quando eu dizia que Brasil ia voltar em V”, disse o ministro durante o lançamento da agenda legislativa da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.

De acordo com Guedes, a economia está crescendo novamente: “Como foi -0,05%, arredondou para -0,1%. Se fosse -0,04%, era zero”, referindo-se à queda de 0,1% do PIB informada ontem pelo IBGE.

Para o ministro, a nova onda de mortes geradas pela covid-19 impactou de forma direta a economia, com novas restrições e medidas de isolamento e acrescentou que “o segundo trimestre do ano foi o mais difícil”.

Guedes entende que, apesar de os números não serem positivos, o País tem tido uma recuperação econômica mais rápida que outros países: “Mais relevante do que observar o número do crescimento, é analisar a sua qualidade”.

Em comunicado, o Ministério da Economia também destacou que a recuperação vem sendo puxada pelo setor privado, com aumento de investimentos e poupança.