Opinião

Panorama regional do dia 30 de março de 2019

Por Celso Romankiv

Panorama regional do dia 30 de março de 2019

Energia de graça

Entre Rios do Oeste poderá em breve zerar as contas de energia dos órgãos municipais e da iluminação publica graças ao biogás. O grande plantel de suínos e aves resulta em uma grande geração de dejetos e um passivo ambiental preocupante. A situação está sendo minimizada com a transformação em energia elétrica por meio do biogás em 17 propriedades, interligadas por meio de um gasoduto com 22 quilômetros de extensão.

Renda extra

O investimento de R$ 17 milhões vem de projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. “No início muitos duvidavam da eficácia, mas com o passar do tempo esses produtores começaram a dar depoimentos sobre os benefícios financeiros e ambientais que isso trazia, além de proporcionar uma renda extra com a comercialização do biofertilizante resultante do processo”, disse o prefeito Jones Neuri Heiden.

Capacitação

Professores de educação infantil e ensino fundamental de Nova Aurora participaram durante a semana de capacitação sobre produção de texto através do “Busão da Imaginação”, projeto desenvolvido pela Copacol há alguns anos e que tem como objetivo fomentar nas crianças o gosto pela leitura. “A Cooperativa é uma grande parceira do município, investindo na capacitação constante da Educação e em programas direcionados às crianças”, disse a secretária de Educação, Cida Topp.

Sericicultores

Vereadores de Guaraniaçu aprovaram indicação solicitando a implantação de um programa de incentivo, com auxílio de um salário mínimo entre os meses de maio a setembro aos sericultores do município. Na mesma indicação foi solicitado ao Executivo o envio de documentos relativos às despesas com fornecimentos de fibrocimento destinados aos sericultores do Município ao longo do ano de 2018 até este ano.

Enxergando mais

A Secretaria de Saúde de Itaipulândia, com a Abrasp (Associação Brasileira de Apoio a Saúde do Próximo), está realizando um grande mutirão para zerar a demanda de atendimento oftalmológico no Município, com duas semanas da Saúde Visual. As atividades começaram quarta-feira (27) e terminam em 7 de abril.

Todos contra a dengue

Serranópolis do Iguaçu está em alerta e orienta toda a população para os cuidados com a proliferação do Aedes aegypti, principalmente neste período de chuvas. Os moradores devem verificar no quintal a existência de materiais que acumulem água, fazer  limpeza das calhas, vedação da caixa de água, ter cuidado com locais de fácil acúmulo de água.

Jesuítas

O prefeito Junior Weiller pediu providencias ao gerente regional da Copel, Hélio José Dalgallo em relação às constantes quedas de energia elétrica no Município, causando transtornos aos moradores e prejuízos a avicultores e piscicultores. Outra solicitação diz respeito aos funcionários que foram transferidos. “Hoje ninguém responde pela empresa”, disse o prefeito, reafirmando a necessidade da presença desses profissionais no Município.

Pesca no Rio Piquiri

O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) liberou a pesca comercial e amadora no Rio Piquiri a partir deste sábado (30). A atividade estava proibida desde 20 de fevereiro como medida de precaução e prevenção em razão da mortandade de peixes. A liberação compreende para toda Bacia do Rio Piquiri e seus afluentes. Com 660 quilômetros, o rio nasce na Serra de São João, entre Turvo e Guarapuava, e segue até desaguar no Rio Paraná, entre Terra Roxa e Altônia.