Cotidiano

Panorama regional do dia 19 de maio de 2018

Feirão do Imposto hoje

O Conselho do Jovem Empreendedor da Acic promove neste sábado mais uma edição do Feirão do Imposto em Cascavel. Será a partir das 9h no Calçadão da Avenida Brasil. A finalidade é levar informações aos consumidores sobre o impacto da carga tributária no dia a dia das pessoas e das famílias. “Teremos uma tenda com produtos expostos e o valor dos impostos, mostrando o tamanho do apetite do Estado”, diz a presidente do CJE, a empresária Silvana Luiza Ribeiro. O slogan da campanha neste ano é Pague 2 e leve 1. Em 2017, 190 cidades brasileiras, em vários estados, participaram do feirão. A meta agora é de ultrapassar esse número. A expectativa agora é de ultrapassar 200.

Orientação

Além de mostrar o tamanho da carga tributária em produtos de consumo diário, serão realizadas palestras sobre educação fiscal em escolas, evento em parceria com o Observatório Social de Cascavel. Com mais pessoas orientadas, a expectativa é de que cresça a cobrança quanto à eficiência na gestão e no retorno dos tributos à comunidade, diz Silvana Luiza Ribeiro.

Empreendedor

A Sala do Empreendedor do Município de Assis Chateaubriand realizou esta semana, no Distrito de Bragantina, atendimento aos empreendedores daquela localidade. A Sala Itinerante faz parte de um projeto da Sala do Empreendedor da prefeitura e deverá passar por diversas outras localidades.

Proposta

A ideia é levar aos empreendedores destas localidades informações sobre formalização, crédito, além de consultorias de gestão. Nesta ação, a Sala contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Assis, que levou atendimento de consulta ao crédito (SCPC).

Technovação

Duas feiras com foco no futuro movimentam Cascavel desde a noite de quinta-feira. Prosseguindo até amanhã no Centro de Convenções e Eventos, a Technovação e a InnovaCities (Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovação e Negócios) apresentam e debatem aspectos importantes de áreas ligadas aos setores produtivos.

Prêmio de Inovação

A 1ª Feira de Inovação é organizada pela Fundetec, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel. Ela marca também a implantação do Prêmio Cascavel de Inovação, um reconhecimento à melhor empresa inovadora, ao melhor startupeiro, ao projeto de inovação, ao melhor projeto de inovação e ao aluno inovador.

Alunos premiados

A manhã de sexta-feira (18) contou com várias ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Marechal Cândido Rondon. Uma das ações foi a entrega da premiação aos vencedores das quatros categorias do 1º Concurso Cultural 18 de Maio: Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. A entrega da premiação foi realizada na sala do Tribunal de Júri da Unioeste. Ao todo, 15 escolas participaram do concurso.

Os vencedores

Participaram da entrega da premiação representantes do Município e o coordenador do Comitê de Saúde Mental e Enfrentamento à Violência e ao Abuso Sexual Infantil, João Paulo Brunelo Miguel, e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. O concurso teve a participação especial dos alunos do EJA da Escola Pequeno Lar – Apae, com seus desenhos.