Cotidiano

Panorama regional do dia 04 de outubro de 2018

Ceretta é campeão da Olimpíada

A equipe masculina de voleibol do Colégio Antônio Maximiliano Ceretta foi a grande campeã da Olimpíada Escolar Municipal de Marechal Rondon. A conquista aconteceu na manhã dessa quarta-feira (3), na quadra do Colégio Evangélico Martin Luther. O Marechal ficou na segunda colocação e, Margarida, com o terceiro lugar. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko), o objetivo do evento é, através dos jogos, envolver várias modalidades esportivas, dando oportunidade de participação a um número maior de alunos, despertando o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e formativos. Outro objetivo é o de congregar alunos de todo o Município e propiciar o surgimento de novos talentos, enfatizando os valores educacionais da Olimpíada, explica.

Família Acolhedora I

A administração municipal de Serranópolis do Iguaçu realizou dia 1º de outubro à capacitação para Família Acolhedora. O evento foi realizado durante o dia para equipe técnica e à noite aberto a toda a comunidade.

Família Acolhedora II

Os temas abordados foram; Contextualização Histórica do Acolhimento no Brasil; Atribuições e obrigações das famílias acolhedoras em atividade de Acolhimento conforme a Lei Municipal; Questões afetivas do Acolhimento Familiar – Apego, comportamentos e fases do desenvolvimento humano; encerrando com Simulação de um acolhimento (momento em que recebe o acolhido até a casa da família acolhedora).

Família Acolhedora III

A partir deste treinamento, as famílias interessadas farão um cadastro no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) com a equipe técnica, onde receberão capacitação específica para se tornar uma família acolhedora. A Secretaria de Assistência Social avalia de forma positiva a capacitação realizada na segunda-feira, agradecendo a todos que colaboraram.

Outubro Rosa I

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu realiza durante este mês ações alusivas ao Outubro Rosa. As Unidades Básicas de Saúde estão com atendimento especial para as mulheres, com exames papanicolau e encaminhamentos para mamografias. No próximo dia 19 de outubro, a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer também irá realizar uma atividade que faz parte do Outubro Rosa, o novo projeto Lazer na Praça Venha agitar com a agente, que disponibiliza gratuitamente danças e Zumba e Strong na Rua Santa Terezinha ao lado da prefeitura. Todos estão convidados para participar.

Outubro Rosa II

Já no dia 20 (sábado) as UBS ficarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h para exames preventivos. Exceto as comunidades Vila Rural e Guanabara que terão dias da semana com horário especial. A Secretaria de Saúde comunica que as mulheres devem procurar as Unidades de referência para realizar os exames, sempre munidas do cartão SUS.

Outubro Rosa III

Tupãssi também preparou uma série de atividades para o Outubro Rosa. A primeira ação será sábado (6) no Posto de Saúde de Tupãssi das 8h às 17h. Serão verificados IMC (Índice de Massa Corporal), teste rápido, exames preventivos e orientações acerca do tema. A mesma ação se repete nas comunidades de Jotaesse dia 20 e em Brasiliana no dia 27 de outubro. Haverá café da manhã e serviços de maquiagem e manicure.