Saúde

Palotina vai ganhar testagem em massa para detecção da covid-19

Os testes foram desenvolvidos pelo professor Luciano Huergo e sua equipe e apresentam o diagnóstico ao paciente em aproximadamente 12 minutos

Palotina vai ganhar testagem em massa para detecção da covid-19

O prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti, esteve reunido com os professores Yara Moretto, diretora do Setor Palotina da UFPR, Alessandro Sato, vice-diretor, Renato Bochiccio, diretor da Integra e Luciano Huergo, do Setor Litoral da UFPR, para tratar de parceria entre o município de Palotina e a instituição de ensino superior no sentido de promover a realização de testes em massa de detecção da covid-19.

Os testes foram desenvolvidos pelo professor Luciano Huergo e sua equipe e apresentam o diagnóstico ao paciente em aproximadamente 12 minutos.

Trata-se de um exame laboratorial com resultados precisos. Os resultados obtidos podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção do novo vírus, com eficiência e agilidade.

Giacometti, que é médico e tem atuado em favor da melhoria das condições de saúde de Palotina e região, ficou entusiasmado com a notícia. “Neste momento tão difícil pelo qual estamos vivenciando, e diante da demora da vacinação chegar a todos, ter um diagnóstico preciso e rápido sobre o coronavírus é um grande avanço”, destaca ele.

Segundo ele, o poder público, seja no ambiente das prefeituras, seja no ambiente dos consórcios de saúde, ou no ensino superior gratuito, quando atuam de mãos dadas, o resultado não pode ser diferente.

“Todos os pesquisadores estão de parabéns. Quem agradece é a população, especialmente a que depende do SUS (Sistema Único de Saúde)”.