Saúde

Outubro Rosa: mais de 3 mil mamografias são realizadas durante campanha

CEONC agendou outros 2.300 exames até fim de novembro; hospital segue na atuação para prevenção e combate ao câncer

Outubro Rosa: mais de 3 mil mamografias são realizadas durante campanha

A campanha Outubro Rosa resultou em mais de 3 mil mamografias realizadas pelo CEONC Hospital do Câncer de Cascavel. O balanço foi divulgado pelo Hospital, que também agendou outras 2.300 mamografias até o fim de novembro deste ano.

“Seguimos na atuação do agendamento de exames porque a prevenção precisa ser feita durante o ano todo. É muito importante que as mulheres façam seus exames com regularidade e realizem o autoexame para diagnosticar o mais rápido possível qualquer nódulo suspeito”, afirma o diretor técnico médico do CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, doutor Reno Paulo Kunz.

Durante a campanha realizada no mês de outubro, o Hospital realizou diversas ações de incentivo às mulheres, com agendamento de mamografia nos terminais de transbordo da cidade, na feira do produtor e realização de mamografias em massa no hospital de forma gratuita.

“Nos preocupamos em promover essas campanhas principalmente porque durante a pandemia muitas pessoas deixaram de procurar atendimento médico e exames de rotina. E não podemos esquecer que o câncer não tira férias e quanto antes houver o diagnóstico, maior a chance de cura”, lembra.

Há necessidade de prevenção porque o câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) de 2021, a taxa de mortalidade pela doença, ajustada pela população mundial, foi de 14,23 mortes a cada 100 mil mulheres em 2019, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul.

“É um câncer com grande chance de cura e de recuperação caso diagnosticado com antecedência. Mesmo assim, tem um grande índice de mortes em decorrência da doença, e é por isso que as mulheres precisam dar uma atenção especial, fazer o autoexame, fazer a mamografia com regularidade”, finaliza.

Mesmo com o fim da campanha, o CEONC continua disponibilizando o agendamento de mamografias. Para agendar gratuitamente pelo SUS, basta ligar para (45) 3040-4781 em Cascavel e (46) 3055-6161 em Francisco Beltrão.

(Assessoria)