Investir no conhecimento é o caminho mais importante para atingir qualquer meta e objetivo. Quando se trata de educação financeira, percorrer esse caminho é ainda mais importante para ter autonomia sobre as finanças pessoais e como gerenciá-las da melhor forma.

Além disso, estudar sobre finanças é essencial para conseguir a tão sonhada liberdade financeira, pois educação financeira é a base fundamental para qualquer pessoa que deseja investir seu dinheiro, gerar maiores rendimentos e construir um futuro próspero.

Apesar de ser pouco falada e estimulada nas escolas, a educação financeira ocupa um papel muito importante ao decorrer da vida dos indivíduos e é um grande diferencial no futuro de qualquer pessoa.

Pensando nisso, separamos algumas informações importantes sobre o tema e selecionamos os melhores livros para quem deseja se aprofundar no assunto.

O que é Educação Financeira?

A Educação Financeira é um tema muito atual no Brasil e no mundo, pois os jovens estão cada vez mais antenados e interessados pelo assunto. 

O termo ganhou destaque por meio da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) em 2010, quando foi incluída nas políticas públicas. Anterior a isso, a educação financeira era relacionada principalmente a dicas de investimentos e informações sobre o mercado financeiro.

Hoje, a educação financeira é um assunto muito amplo, que abrange não só investimentos e recursos do mercado financeiro, mas também conceitos da área e competências importantes para fazer escolhas inteligentes e entender os riscos de cada decisão econômica.

Qual a importância da educação financeira

A importância da educação financeira na vida das pessoas se torna cada vez mais evidente, principalmente em momentos de crise onde a maioria das pessoas acaba sofrendo impactos financeiros significativos. 

Quanto mais conhecimento financeiro possuir um indivíduo, maior a autonomia e confiança ele terá para tomar decisões financeiras.

Ou seja, maiores serão as chances desse indivíduo conseguir sobreviver em uma crise, se destacar no mercado, ter um futuro próspero economicamente e conquistar seus objetivos com mais tranquilidade. 

Além disso, a educação financeira está diretamente ligada à qualidade de vida e ao bem estar do indivíduo, pois ter uma independência financeira é essencial para uma vida equilibrada.

Como a leitura pode ajudar na Educação Financeira

A leitura é a principal facilitadora do conhecimento independente de qual seja o assunto abordado, pois estimula o raciocínio, a capacidade de interpretação e agrega conteúdos diversos, ampliando o conhecimento de forma expressiva.

Os livros possuem informações detalhadas que acompanham o leitor em uma linha cronológica e organizada do raciocínio. Além disso, o hábito da leitura estimula o pensamento crítico das pessoas e aumenta a capacidade de concentração.

Quando se trata da educação financeira, o conhecimento por meio da leitura possui resultados ainda mais significativos, pois permite aos indivíduos se aprofundarem com mais segurança no tema e enxergarem de forma mais profunda os fatores que envolvem a educação financeira. Confira então os 5 livros escolhidos da nossa lista.

1 – Os segredos da mente milionária

Os Segredos da Mente Milionária é um Best-seller escrito por T. Harv Eker, um empresário e palestrante renomado no mundo dos negócios. O livro traz uma perspectiva inovadora sobre o dinheiro e leva o leitor a grandes reflexões sobre o tema.

O autor mostra, por meio de uma escrita fácil e acessível, que o modelo de dinheiro estabelecido em nossas mentes é o que definirá o sucesso financeiro. Esse modelo, segundo Harv, é desenvolvido durante a infância e muitas vezes influenciado pelos pais.

Esse seria o grande diferencial entre os ricos e as pessoas comuns, o que é abordado de forma prática no livro. Além disso, a obra mostra toda a trajetória do autor e como suas vitórias e fracassos o fizeram chegar onde chegou.

Os Segredos da Mente Milionária é uma ótima dica para quem deseja sair da zona de conforto, aprender sobre estratégias de pessoas bem-sucedidas e romper com os velhos hábitos.

2 – Quem Pensa Enriquece

Já parou para pensar de que forma viviam os homens mais ricos do mundo no século XX? Neste livro, o autor Napoleon Hill aborda as estratégias, práticas e a forma que pensavam esses homens no início do século XX.

Napoleon Hill foi um dos pioneiros nas obras sobre educação financeira. O livro Quem Pensa Enriquece é o seu maior best-seller e o livro que deu origem a vários outros sobre o tema.

Durante 20 anos de investigação, ele reuniu 15 características e hábitos comuns a essas pessoas e separou alguns passos importantes para quem deseja traçar o mesmo caminho da riqueza.

3 – Do mil ao milhão

Thiago Nigro, autor do livro, é criador de conteúdo na plataforma “O primo Rico” e aposta em conceitos básicos para aumentar o seu patrimônio, investir de forma mais certeira e gastar da forma correta.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, para alcançar uma vida financeira próspera não é preciso cortar gastos banais do dia a dia e sim se atentar ao que realmente consome o seu dinheiro, como os juros altos.

No livro Do mil ao milhão, o autor traz uma perspectiva diferente do senso comum e ensina, baseado na sua história de vida, como gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

4 – A Cabeça do Investidor

Essa é uma ótima dica para quem busca informações com embasamento científico ou para quem se interessa pela visão psicológica do comportamento financeiro. A autora do livro, Vera Rita de Mello, é uma psicanalista formada em psicologia e doutora em psicologia econômica.

De forma prática, a autora traz uma perspectiva emocional sobre a forma como lidamos com o dinheiro e a vida financeira. É uma ótima dica para quem se interessa por neuroeconomia e procura entender como a mente funciona nas tomadas de decisões financeiras.

5 – Pai rico, Pai pobre

O livro Pai rico, Pai pobre é uma obra escrita por dois autores, Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, que aborda como o mindset e a forma como enxergamos o mundo é importante para alcançar o sucesso financeiro.

O livro é introduzido com a história do pai do autor, denominado como “pai pobre” e o pai de seu melhor amigo, denominado como “pai rico”. Ambos o ensinaram, de diferentes formas, como a visão de mundo influencia na independência financeira.

No livro, o pai rico ensina a Kiyosaki lições valiosas sobre educação financeira que são exploradas ao decorrer da leitura. Pai rico, Pai pobre é um dos livros mais vendidos do mundo sobre educação financeira e uma excelente dica para quem deseja romper com ideias limitantes.

Invista em conteúdos online sobre educação financeira

Além dos livros, muitos empresários, professores e outros profissionais compartilham conteúdo de valor sobre educação financeira na internet e são ótimas fontes de conhecimento sobre o tema.

Investir nos conteúdos online é uma forma de se aprofundar ainda mais sobre o assunto e agregar ideias diversificadas. Além de cursos gratuitos e canais no YouTube sobre o tema, há também ebooks, podcasts e vários outros materiais disponíveis sobre o tema na web.

Investir nesses conteúdos pode ser também uma ótima forma de colocar em prática toda a sua bagagem de aprendizado na internet e lucrar com isso. Uma dica é investir na criação de conteúdo em blogs, sites e até mesmo na produção de infoprodutos.

Muitos autores começaram sua carreira registrando um domínio na web e produzindo conteúdo em blogs que hoje são reconhecidos e renomados, como é o caso do blog Me Poupe, de Nathália Arcuri. 

Além de ser uma forma de repassar conhecimento e compartilhar experiências, o investimento inicial é baixo e pode gerar lucros significativos.

Para criar um blog, é preciso registrar um domínio disponível e contratar uma hospedagem de sites. E o nome de domínio pode ser algo relacionado às finanças ou não, desde que seja impactante e marcante. 

Hoje em dia, registrar um domínio é um investimento de baixo custo e muito acessível, principalmente em empresas nacionais.

Escrever é também uma forma de estimular o cérebro e armazenar as informações com mais precisão, fatores que podem ser grandes diferenciais para a sua educação financeira.  

Conclusão

A educação financeira ocupa um papel fundamental na vida do ser humano, pois as finanças estão presentes em grande parte do dia a dia e da vida de qualquer indivíduo. 

Entender sobre o tema e ler sobre o assunto é essencial para qualquer pessoa que busca qualidade de vida e alcançar as suas expectativas financeiras. 

Esses foram um dos principais livros sobre educação financeira e alguns dos mais renomados no mundo das finanças e da literatura. 

A leitura e o conhecimento são elementos transformadores e grandes aliados para quem deseja aprender algo novo ou se aprofundar ainda mais no que já conhece.