Variedades

Orquestra Sinfônica do Paraná traz a Cascavel "Clássicos Sertanejos" em frente à Catedral

A Secult anuncia concerto que terá arranjos para "Luar do Sertão", "É o amor", "Evidências" e várias outras melodias que tocam o coração do cascavelense

Orquestra Sinfônica do Paraná traz a Cascavel "Clássicos Sertanejos" em frente à Catedral

A Orquestra Sinfônica do Paraná, completa 37 anos traz a Cascavel toda sua capa capacidade de encantar plateias, do erudito ao popular, passando pela música antiga e contemporânea. Com o concerto “Clássicos Sertanejos”, o corpo musical do Centro Cultural Teatro Guaíra está em viagem pelo Paraná para apresentar versões orquestradas de músicas populares que tocam o coração dos paranaenses e neste domingo, 22 de maio, o cascavelense terá o prazer de ouvir essas lindas canções em frente à Catedral.

Em comemoração aos 100 anos da chegada da primeira família em Cascavel, o Governo Municipal de Cascavel lança, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o Programa de Resgate da Paisagem Natural de Cascavel com o início do plantio de 10.000 mudas de Araucária.

Na programação estão desde “No Rancho Fundo”, de Chitãozinho e Xororó, passando por “Bicho do Paraná”, de João Lopes e “É o amor”, de Zezé Di Camargo, até “Luar do Sertão”, de Catulo da Paixão Cearense e “Amanheceu Peguei a Viola”, de Renato Teixeira, entre outras músicas que compõem os 50 minutos de encantamento.

Para trazer ainda mais sintonia com o público, as apresentações são gratuitas e realizadas ao ar livre. A estreia será no dia 20 de maio, em Guarapuava, com um concerto na Praça da Fé. Na sequência, o grupo segue para Cascavel, com apresentação na Praça da Catedral dia 22, às 20h. A OSP passará ainda por Londrina, Maringá realizando o encerramento desta turnê em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer.

“Entendo uma orquestra como organismo vivo, pulsante e flexível. Por mais que tenha quase a totalidade de sua temporada dedicada aos clássicos, o conjunto pode – e deve – trocar musicalmente com a sociedade à sua volta”, avalia Carlos Prazeres, maestro convidado dessa empreitada e que rege a Orquestra Sinfônica da Bahia desde 2011. “Ao executar música sertaneja, esta troca está estabelecida. O público que ali está, passa a ter uma nova imagem da orquestra, se dispondo a conhecê-la em seu habitat natural, onde reinam de Bach a Villa-Lobos. Trocar, jamais tentar ‘civilizar’, este é o mote. E, como diria Milton Nascimento, temos que ir aonde o povo está.”

 

SERVIÇO

Clássicos Sertanejos

Cascavel – Praça da Catedral – 22 de maio, às 20h

 

PROGRAMA

BRAHMS, Johannes

Dança Húngara nº 5

Chitãozinho e Xororó

No Rancho Fundo

João Lopes

Bicho do Paraná

Zezé Di Camargo

É o amor

Catulo da Paixão Cearense

Luar do Sertão

Renato Teixeira

Amanheceu Peguei a Viola

Lourival dos Santos

Rio de Piracicaba

Renato Teixeira

Romaria

Marília Mendonça

Infiel

Di Paullo e Paulino

Estrelinha

José Augusto e Paulo Sérgio Valle

Evidências

Maiara, Frederico Nunes e Gabriel Agra

Lágrimas

 

Orquestra Sinfônica do Paraná

 

Desde 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná escreve uma história admirável de talento e dedicação à música. Por sua trajetória, já passaram os maestros Alceo Bocchino, Osvaldo Colarusso, Roberto, Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi, Osvaldo Ferreira e Stefan Geiger, além de mais de 40 maestros convidados e cerca de 200 solistas, com um acervo de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, destacando os autores brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser. No currículo da OSP já constam mais de 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sul-americanas e brasileiras.

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da SANEPAR, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Londrina e Prefeitura Municipal de Maringá; com o patrocínio da COPEL; e com realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Palco Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Superintendência-Geral da Cultura, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada, Brasil.

Secom