Educação

Oficina de grafite mostra a adolescentes os benefícios do cuidado com os espaços públicos

Adolescentes do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (Caia), participaram de uma intervenção artística no Parque Remador

Oficina de grafite mostra a adolescentes os benefícios do cuidado com os espaços públicos

 

A transformação de espaços públicos por meio da arte e natureza foi o tema tratado em sala que se tornou uma atividade prática para os jovens que integram projetos sociais do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (Caia). Nesta segunda-feira (9), eles participaram de uma oficina de arte em grafite na pista de skate do Parque Remador.

Por meio do exercício do uso do spray em técnicas de sombreamento, os adolescentes exerceram a criatividade e a arte livremente em uma fase teste. A próxima etapa será uma grafitagem especial das rampas, feita pelo grafiteiro Davi Souza.

Conforme conta Eduarda Pedroso, de 14 anos, o trabalho começou com uma atividade em grupo, pesquisando como o cuidado com espaços públicos pode ser benéfico para a sociedade e uso coletivo.

“O tema do meu grupo fez sobre a importância das plantas e como a natureza pode ajudar a controlar muitos problemas que enfrentamos. Foi bom pesquisar e descobrir tudo isso. Queremos também que outras pessoas aprendam”, contou Eduarda.

“Essa escolha de local, no Parque Remador, teve essa finalidade. Os estudantes são moradores do bairro e esse é um local central para eles, gerando uma fixação muito maior de conhecimento e senso de pertencimento”, disse a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Roseli Barquez.

Trabalho municipal

A oficina integra as atividades do convênio da Linha Ecológica da Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e gestoras municipais de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3.

Assessoria