Variedades

O que significa sonhar com cobra?

Veja alguns dos significados de sonhar com cobra

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra pode representar um presságio de engano e traição, tanto que há a frase “fulano é uma cobra”. Apesar da imagem ser de um animal traiçoeiro e assustador, pode simbolizar elementos da área da saúde, como medicina, fisioterapia e nutrição.

Sonhar que a cobra está dando o bote: Uma cobra que dá o bote no sonhador pode indicar um contato mais violento e inevitável com os instintos e reações.

Sonhar que a cobra está parada: Uma cobra enrolada e inerte pode denunciar passividade e, talvez, estagnação.

Sonhar que mata a cobra: Matar uma cobra pode estar relacionado a “matar”, livrar-se dos instintos ou possíveis medos e angústias gerados pelos instintos. Isso pode ser positivo se o sonhador tem assumido uma postura instintiva e negativa, reagindo sem pensar, prejudicando a convivência com outras pessoas e praticando autossabotagem espontaneamente, por exemplo.

Por outro lado, matar uma serpente em sonho pode ser negativo se o sonhador já é alguém que não entra em contato com essa dimensão de si mesmo, sugerindo ainda mais passividade e limites das próprias emoções.

Sonhar que é morto por uma cobra: Ser morto por uma cobra pode indicar que os instintos dominam a consciência e o sonhador toma atitudes em que “troca os pés pelas mãos”, pensando apenas em se defender e satisfazer os próprios desejos.

Sentimentos sombrios podem trazer regeneração: Cobras podem produzir um veneno mortal, mas que também se torna antídoto e pode curar a pessoa envenenada.

Do ponto de vista psíquico, podemos pensar que se trata de um aspecto em nós mesmos que é sombrio, inconsciente e reage de maneira impulsiva e defensiva, mas que ao mesmo tempo é a nossa cura.

Um aspecto que só pode se tornar antídoto de maneira consciente. O contato com a serpente poderia então ser destrutivo, como uma mordida ou um ataque, mas benéfico, representando cura e regeneração ou o restabelecimento da saúde e do equilíbrio.

Outro aspecto que vale destacar é a troca de pele das cobras, isto é, o ciclo de transformação e renovação, o morrer e renascer, os ciclos e as passagens. Simbolicamente, esse aspecto sugere o desapego, a capacidade de deixar para trás o que não serve mais, não é mais útil em sua vida.

Outro hábito de algumas espécies de cobra que também pode representar desapego é que elas abandonam os ovos quando estes estão prestes a eclodir, o que poderia simbolizar a busca pela independência.

Fonte: Personare