Cotidiano

O menino que canonizou os pastorinhos

Os casos de Edson e Jhulya são dois daqueles milhares de milagres que a vida protagoniza. Há quatro anos outro aconteceu e ele ficou conhecido em todo o mundo neste ano de 2017. Trata-se do garoto Lucas Batista, que na época tinha apenas cinco anos.

Morador da cidade de Juranda, no centro-oeste do Paraná, ele brincava com a irmã quando caiu da janela de uma altura de seis metros. Teve traumatismo craniano, perdeu massa encefálica e entrou em coma. Foi então que a família recebeu o duro diagnóstico da equipe médica: o estado do menino era gravíssimo e, se sobrevivesse, teria duríssimas sequelas.

Comovidas com a história, as freiras do Convento das Carmelitas iniciaram uma corrente de oração pedindo e, pela sua recuperação, invocaram os Pastorinhos de Fátima.

Pois bem. Lucas se recuperou sem nada de sequela e em maio deste ano foi ao Vaticano ser recebido pessoalmente pelo Papa Francisco. Isso porque sua recuperação foi considerada um milagre até pela Igreja Católica.

Ele passou pelo processo burocrático de comprovação, aprovado pelo Vaticano, e foi o caso que resultou na canonização dos pastorinhos irmãos Francisco e Jacinta Marto. O caso, agora mundialmente conhecido, fez com que dois ícones da Igreja Católica se tornassem santos. “Antes eu nem os conhecia, agora rezo para eles sempre”, conta o menino, hoje aos nove anos de idade, cheio de saúde e de vitalidade.