Uma festa que promete ficar na história de Foz do Iguaçu vai marcar, nos dias 4 e 5 de dezembro, três momentos especiais. Será o primeiro final de semana do Natal de Águas e Luzes 2021, a reinauguração do Gramadão da Vila A e a abertura dos Jogos de Aventura e Natureza, com direito a trupe circense, balonismo e apresentação da Banda Sinfônica do Exército.

O Natal começa oficialmente na quarta-feira (1º) de dezembro, com apresentação de autos de Natal, na Praça da Paz. Depois, de forma alternada, em diferentes palcos da cidade, acontecerão shows e apresentações culturais. A última atração, no dia 22 de dezembro, será uma missa e show com o Padre Reginaldo Manzotti, conhecido como “o Padre que reúne multidões”. A decoração continua encantando turistas e moradores da cidade até o dia 5 de janeiro.

A parceria entre Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e iniciativa privada promete presentear a cidade com uma festa inesquecível, para marcar um novo momento para os iguaçuenses e para o turismo na tríplice fronteira, após a pandemia da covid-19. “Mais do que nunca, agora é preciso que as pessoas possam ter um período de encantamento. E a data natalina não poderia ser mais apropriada”, disse o diretor-geral da Itaipu, general João Francisco Ferreira.

O anúncio das primeiras atrações confirmadas foi feito em uma reunião da comissão organizadora do Natal de Águas e Luzes com integrantes do Observatório Social de Foz do Iguaçu, na semana passada.

 

Novidades que encantam

Durante 35 dias, Foz do Iguaçu dividirá cores e luzes com a paraguaia Cidade do Leste, o maior shopping a céu aberto da América do Sul. Uma das grandes novidades do novo Natal, que fará uma menção às águas que encantam nos atrativos turísticos e produzem energia na maior hidrelétrica em geração limpa e renovável do planeta, será a iluminação da Ponte da Amizade, que representa o espírito de integração da fronteira do Brasil e Paraguai, formada por várias etnias de dois povos irmãos.

Os primeiros testes de iluminação cênica no local, envolvendo equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre – DNIT, Polícia Federal, Receita Federal, Prefeitura, Itaipu e fornecedores, entre outros apoiadores, foram considerados um grande sucesso.

 

Festividades

Ainda em Foz, o circuito prevê uma Feira de Natal – com gastronomia e artesanato da tríplice fronteira, paradas de Natal, shows, oficinas para capacitar artesãos, e uma programação itinerante nos bairros da cidade, programada pela Prefeitura.

Há previsão de roteiros diferenciados de ônibus para os moradores e visitantes conhecerem e tirarem fotos dos pontos decorados. A programação cultural ainda está sendo definida, mas contará com autos de Natal, entre outros shows e atividades natalinas.