De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, do Senai, o Paraná terá de qualificar mais de 800 mil  trabalhadores em ocupações industriais até 2023 para atender às próprias demandas. O estudo, realizado antes da pandemia, mostrou que as áreas de energia, telecomunicações e logística estão entre as que mais vão exigir capacitação de técnicos. Já em relação ao nível superior, áreas como informática e gestão serão as que mais precisarão qualificar profissionais.

Com tudo isso em vista, no dia 27 de novembro acontece a 12ª edição do Mundo Senai, com uma programação diversificada, que inclui mais de 100 palestras, workshops e bate-papos sobre diversos assuntos relacionados ao mercado de trabalho no setor industrial, totalmente online e gratuito.

“As circunstâncias atuais não nos permitem abrir as portas das unidades do Senai à comunidade como fazemos todos os anos”, afirma Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep. “Mesmo assim, a programação desta edição foi preparada com a dedicação de sempre e traz uma gama de atrações para ajudar estudantes e empresários a conhecerem as demandas do mercado e apoiá-los em sua formação e atualização”, afirma.

Tendências – Outra novidade desta edição é que a feira Indústria de Profissões, das Faculdades da Indústria, será realizada no Mundo Senai, em formato de trilha. “O interessante de todo o evento é que a programação, que objetiva apresentar o portfólio do Senai no Paraná de maneira prática, está inteiramente alinhada às necessidades das indústrias, antecipando tendências de profissões do futuro e oportunidades no mercado de trabalho”, analisa Giovana.

Com foco em tecnologia, inovação e indústria 4.0, o Mundo Senai será realizado das 10h às 21 horas. Temas como veículos elétricos, Inteligência Artificial (IA), negócios digitais, mercado financeiro, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros, estão na programação. Entre os destaques está a palestra de Marcos Piangers “O futuro do trabalho e o trabalho do futuro”, sobre tecnologia, inovação e criatividade. Saiba mais em: senaipr.com.br/mundosenai.