Multidiversidade Cultural é tema de eventos em escolas/colégios jurisdicionados ao NRE de Cascavel

As contribuições provenientes das culturas africana, afrodescendente e indígena se fazem presentes na composição multicultural e pluriétnica da sociedade brasileira, bem como constituem as subjetividades dos(as) brasileiros(as). Mesmo diante de um legado cultural riquíssimo, ainda persiste no imaginário coletivo de grande parte da população brasileira uma cultura monolítica de viés eurocêntrico. Esta cultura, já cristalizada, resulta em atitudes de desrespeito, invisibilização, discriminação, preconceito e racismo. Na expectativa de reverter esse quadro organizaram-se as Equipe Multidisciplinares nos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, como política afirmativa, respaldada pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Assim, a temática africana, afrobrasileira e indígena é revalorada no currículo das diferentes disciplinas escolares e em vários eventos promovidos pelas instituições de ensino públicas e privadas do Núcleo Regional da Educação de Cascavel.

brde2

As ações têm como objetivo propiciar à comunidade escolar maior entendimento sobre a importância das contribuições histórico-culturais alusivas ao dia da Consciência Negra. Nesse enfoque, além de atividades desenvolvidas em sala de aula são realizadas exposições, apresentações de capoeira, danças, oficina de turbantes, contação de histórias, brincadeiras de roda, palestras, depoimentos, degustação de pratos, temperos e condimentos baseados nas culturas africana, afrobrasileira e indígena (chás, bolo, caruru, pé-de-moleque cuscuz, tapioca, entre outras).

Um trabalho necessário e de grande importância que propicia reflexões acerca do respeito, da valorização e positivação do legado cultural de diferentes povos e etnias. Uma prática constante de enfrentamento ao preconceito, discriminação e racismo, que persiste há milênios na humanidade e que ainda não foi eliminado totalmente dos imaginários individuais e coletivos e da subjetividade do ser humano. O trabalho desenvolvido por professores(as), estudantes e comunidade escolar empenham-se na visualização e ressignificação de diferentes povos e culturas, sendo assim esse trabalho resulta em sucesso e criatividade ímpares. 

brde2

Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação