Cotidiano

Morre o matemático Welington de Melo, orientador do medalha Fields

RIO – Morreu na madrugada desta quarta-feira o pesquisador e matemático Welington Celso de Melo. Ele tinha 70 anos e atuava no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 1970. Primeiro aluno de doutorado formado por Jacob Palis, foi orientador de Artur Avila, também pesquisador do instituto e ganhador da Medalha Fields em 2014, principal prêmio da Matemática. Ele estava internado há duas semanas no Rio, em função de um infarto.

Em nota divulgada à imprensa, o Impa informou que Welington era muito querido por diferentes gerações de matemáticos, conhecido e respeitado por seu rigor acadêmico e produtividade científica. Além da matemática, tinha como paixões o mar e a vela. Em seu barco Doisdu, de 30 pés, velejava ao menos cem dias por ano e fazia matemática.

– Welington era um matemático no coração: o seu prazer em fazer boa matemática, o seu foco na importância da pesquisa e a sua intransigência na busca da excelência sempre foram um exemplo para todos nós. Foi também um amigo muito querido – disse o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, por meio da nota.

Jacob Palis, seu primeiro mestre na Matemática, lembra que Welington completou o doutorado em dois anos, com tese publicada na prestigiosa Inventiones Mathematicae ? feito ?absolutamente excepcional?. Foi de Jacob também a indicação para o IMPA contratá-lo para seu único emprego na Matemática.

– Ele teve um início brilhante. Depois, com foco especial em sistemas dinâmicos unidimensionais, tornou-se um grande matemático e formador de ótimos pesquisadores, cujo exemplo maior é Artur Avila. Welington contribuiu muito, foi fundamental para a formação de Artur. Não parou nunca de produzir – disse Jacob, por meio do material divulgado pelo Impaa.

Welington era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1991. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico nos graus Comendador e Grã-Cruz e o Prêmio TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento). Ele seria depois membro da TWAS.

Nascido em 17 de novembro de 1946, em Guapé (MG), Welington cursou engenharia elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais. Adotou a Matemática após participar de um curso do pesquisador do instituto Elon Lages Lima num colóquio em Poços de Caldas (MG).Convidado por Elon para estudar no IMPA, mudou-se para o Rio de Janeiro com a mulher Gilza, em 1970. Fez o pós-doutorado em matemática na Universidade da Califórnia Berkeley, em 1972. Retornou dois anos depois ao Brasil para fazer carreira de pesquisador no IMPA, onde ficou desde então.