Para boa parte das pessoas, emagrecer pode ser um longo desafio, principalmente quando as estratégias estão baseadas em dietas de amigos ou da moda. Por isso, é essencial a orientação de um médico ou nutricionista nesse processo, de forma a garantir que a perda de peso ocorra de maneira saudável e efetiva. “Além de desenvolver uma dieta adequada, o nutricionista pode avaliar a necessidade de uma suplementação que potencialize o emagrecimento. Atualmente, é possível contar com ativos naturais, manipulados de forma individualizada para as necessidades de cada paciente”, afirma o nutricionista ortomolecular Rafael Felix, consultor da Via Farma.

Para um bom resultado, é essencial optar por fórmulas naturais que tenham eficácia comprovada em estudos, daí a importância dessa escolha ser feita junto de um médico ou nutricionista. “Mas é importante lembrar que qualquer suplementação será apenas complementar a uma rotina disciplinada de exercícios e alimentação saudável”, completa.

Para ajudar na missão de emagrecer de forma efetiva, o especialista traz alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

Mito

Um bom peso é tudo que importa para a saúde

 

O peso mostrado na balança pode não dizer muito sobre o estado de saúde da pessoa. Imagine que, aos 20 anos, um indivíduo tenha 50kg, com boa massa muscular e baixo percentual de gordura. Se essa mesma pessoa chegar aos 40 anos com os mesmos 50kg compostos por alto percentual de gordura e pouca massa muscular, sua chance de desenvolver síndrome metabólica e resistência à insulina, por exemplo, será aumentada. O que mais importa não é o peso, mas a composição corporal, que é a proporção entre gordura e massa magra no organismo.

 

 

Mito

Emagrecer é a mesma coisa que perder peso

 

Perder peso quer dizer “diminuir o número na balança”, independente da proporção de gordura e massa magra perdida. Já o emagrecimento vai além: é a redução da gordura corporal com mínimas alterações no volume de massa muscular. Quanto mais massa magra no organismo, maior é o gasto calórico em repouso e mais rápida também será a queima de gordura.

 

 

Verdade

Musculação emagrece

 

Embora os treinos aeróbicos sejam mais associados ao emagrecimento, a musculação também é importante nesse processo. Isso porque, além de gastar calorias, essa atividade ajuda a aumentar o metabolismo basal. Isso significa que, à medida que se ganha massa muscular, aumenta-se também o gasto energético e a queima de gordura.

 

 

Mito

Fazer exercício aumenta a fome

 

Existe a crença de que fazer atividade física aumenta o apetite, o que dificultaria o emagrecimento. Mas isso não é verdade. O exercício é uma abordagem segura e bem-sucedida para a mudança da composição corporal. Estudos mostram, inclusive, que, além de queimar calorias, a atividade física até ajuda a controlar a fome.

 

 

Verdade

É possível emagrecer com ativos naturais

 

A fitoterapia tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Muitos pacientes querem evitar o uso de medicamentos controlados. Por isso, vale falar com o médico ou nutricionista sobre as opções naturais disponíveis atualmente.

 

 

Verdade

Beber água ajuda a emagrecer

 

Um corpo mais hidratado tem um metabolismo mais eficiente, o que favorece o processo de emagrecimento. Além disso, uma boa ingestão de água também previne a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço responsável por medidas a mais. A necessidade diária de água varia de pessoa para pessoa, dependendo das características do organismo e da rotina de exercícios físicos.