Cotidiano

Michel Temer fará reunião ministerial depois de eventual posse

michel-temerBRASÍLIA ? Se confirmado o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente interino Michel Temer tomará posse no Congresso Nacional acompanhado de todos os ministros de seu governo que estiverem nesta quarta-feira em Brasília. A solenidade deverá ocorrer à tarde. Depois disso, ele fará uma reunião ministerial na qual participarão também os líderes do governo na Câmara e no Senado, para apresentação do projeto da lei orçamentária para o ano que vem.

Na peça, está previsto o déficit de R$ 139 bilhões para 2017, mas não há proposta de aumento de carga tributária. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, estará na reunião. Ele viajaria para a China nesta terça-feira com os ministros Blairo Maggi (Agricultura) e Maurício Quintella (Transportes), mas o presidente interino pediu que o chefe da Fazenda ficasse.

? Estou embarcando esta noite. O presidente me pediu que, se ele não chegar a tempo, devo falar no evento ? disse Blairo Maggi ao GLOBO, referindo-se ao seminário de empresários brasileiros e chineses marcado para o dia 2 em Xangai.

Durante a tarde desta terça-feira, Temer tentou antecipar a votação do impeachment pelos senadores para a madrugada, em vez de haver outra sessão na manhã desta quarta-feira. Pediu ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) que tentasse convencer aliados a desistirem de discursar, o que aceleraria o ritmo do julgamento final. No entanto, os senadores argumentaram que não abririam mão de suas falas, por considerarem o momento histórico e pela audiência a que estão expostos.

Com a sessão de posse prevista para a tarde desta quarta-feira, Temer embarcará para a China à noite. Ele não discursará ao assinar o termo de posse e fazer o juramento, e nem deverá vestir a faixa presidencial, que na semana passada gerou desconforto pelo sumiço do broche de ouro cravejado de pedras preciosas. Há dúvida se sua mulher, Marcela Temer, que se tornará primeira-dama nesta quarta-feira, estará na cerimônia.

A chegada à China está prevista para a madrugada da próxima sexta-feira, dia 2 de setembro. O peemedebista fará escalas de cerca de uma hora na Ilha do Sal, República Tcheca e Cazaquistão para abastecimento de combustível. Temer permanecerá no aeroporto nessas paradas.

O Itamaraty agendou cinco reuniões bilaterais com os chefes de Estado da China, Japão, Itália, Espanha e Arábia Saudita. Temer também se reunirá com o presidente da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo.

O G-20 ocorrerá nos dias 4 e 5 de setembro em Hangzhou, na China, quando Temer voltará ao Brasil e deverá começar o governo efetivo no Palácio do Planalto.