COTIDIANO

Meio Ambiente promove workshop e apresenta o Projeto de Desassoreamento do Lago Municipal na segunda (06)

02 de junho de 2022 às 15:09
Publicidade

Bacias Hidrográficas, o Projeto de Desassoreamento e Estudo Hidrológico do Lago Municipal, Destinação dos Resíduos e Recuperação Ambiental. Esses são alguns dos temas que protagonizarão o Workshop da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na próxima segunda-feira (6). O evento, aberto ao público, será realizado no auditório da Prefeitura, das 14h às 16h30, com a presença do Prefeito Leonaldo Paranhos, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth e especialistas convidados.

O encontro faz parte da programação da Secretaria em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, que foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Há exatos 50 anos da instituição dessa data, o mundo continua a discutir maneiras ou plataformas que possam garantir a manutenção e preservação dos recursos hídricos. No Município, 1300 nascentes estão sob o solo cascavelense e que desempenham papel fundamental para o abastecimento das três bacias hidrográficas que se encontram na região: Iguaçu, Piquiri e Paraná.

A preservação dessas nascentes, através da parceria com a Itaipu Binacional, tanto na área urbana quanto na rural, demonstra a necessidade de cada cidadão e cidadã verificar na sua rua, no seu bairro, e que as áreas verdes e dentro delas há uma riqueza em abundância: água. Porém, nota-se que desde 1972 esse recurso natural carece de ações simples de cuidado.

“Lembramos sempre de debater com toda sociedade o conjunto de elementos em prol do meio ambiente equilibrado e que nos leve a sustentabilidade. Através da comunicação garantiremos para esta e as futuras gerações a segurança de garantir todos os recursos naturais necessários para o bem estar do ser humano”, destacou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth.

“O projeto de desassoreamento do Lago Municipal a ser apresentado na próxima segunda-feira (6) é o sinônimo de trabalho técnico, com pesquisa, avaliação não só do reservatório, mas de todo parque ambiental que envolve o lago. As entidades representativas e a sociedade terão a oportunidade de conhecer o projeto, perguntar aos especialistas convidados sobre a proposta que tem um papel fundamental na preservação da bacia do Rio Cascavel”, finalizou o secretário.

Especialistas convidados para o Workshop

Irene Carniatto – Doutora em Engenharia Florestal da Unioeste;

Raul Alberto Marcon – Coordenador de Gestão de Reservatórios e Mananciais da Sanepar.

Adriano Jochem – Engenheiro Civil e da Segurança do Trabalho da Sanepar

Rodolpho Tanaka Savelli – Gerente Regional da Sanepar

Professor Adelar Valdameri – membro da ONG Amigos dos Rios.

(Foto: Manoel Teixeira)

Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE