Cotidiano

Medidas de proteção em caso de tempestades são tema de palestra na Acimacar

Você sabe o que fazer em caso de tempestade? Muitos possuem essa dúvida. Talvez, até mesmo pelo medo causado pelo momento. O tema foi abordado em uma palestra realizada na noite de quarta-feira (19), no auditório da Acimacar, em Marechal Cândido Rondon pela coordenadora do curso de Geografia da Unioeste, Karin Linete Hornes, e pelo comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon, capitão Tiago Zajac dos Santos. 

O evento foi uma ação do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Unioeste e a Defesa Civil, que tinha como público-alvo militares, disseminadorores de informação (professores, pastores, etc) e a comunidade em geral. Na oportunidade, um vídeo foi apresentado sobre como proceder em casos de tempestades, como também houve a entrega de folders, com instruções, que em breve deverão ser entregues em todo o município.

De acordo com o soldado Ben-Hur, do Corpo de Bombeiros , "em 2015, um estudo da professora Karin sobre tornados, mostrou que nossa região é propícia para esses eventos climáticos. O alerta aquela vez foi feito em julho. O tornado aconteceu no dia 19 de novembro daquele ano. Esse estudo continuou e então surgiu essa necessidade de alertar a população de como proceder em casos de temporais. Depois de muito estudo, com ideias de diversos profissionais da área sobre tempestades, foi criado um material de como as pessoas devem agir nessas situações", explica.