Cotidiano

Mata Atlântica: Desmatamento em Nova Laranjeiras representa 140 campos de futebol

No total, 70 cidades paranaenses aparecem no ranking

Mata Atlântica: Desmatamento em Nova Laranjeiras representa 140 campos de futebol

Nova Laranjeiras – Dos 3.429 municípios que compõem a Mata Atlântica, 439 (15%) desmataram o bioma entre 2019 e 2020 – somando 13.053 hectares desflorestados. Desse total, 70% se concentram em apenas 100 municípios de nove estados (MS, MG, BA, PI, PR, SC, SP, SE, RJ). No Paraná, Nova Laranjeiras foi o que mais desmatou (136 hectares). No total, 70 cidades paranaenses aparecem no ranking, entre elas Coronel Domingos Soares (120 hectares), Prudentópolis (115), Palmas (99), Espigão Alto do Iguaçu (93) e Ipiranga (91).

Os dados são do Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica com a cooperação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, unidade vinculada ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (Inpe/MCTI). As informações completas podem ser acessadas em www.aquitemmata.org.br.

Os dados nacionais e por estado foram divulgados em maio no Atlas da Mata Atlântica, mostrando que o desmatamento entre 2019 e 2020 nos 17 estados que compõem o bioma caiu 9% em relação ao observado no período anterior. Por outro lado, em relação a 2017-2018, quando foi atingido o menor valor da série histórica (11.399 hectares), houve um crescimento de 14%.

Luis Fernando lembra que praticamente a totalidade dessa devastação é ilegal: o bioma, que hoje mantém apenas 12,4% da sua vegetação original, é protegido pela Lei da Mata Atlântica, que proíbe o desmatamento a não ser em raras situações – como a realização de obras, projetos ou atividades de utilidade pública. “Qualquer área desmatada na Mata Atlântica, por menor que possa parecer, é uma perda enorme. Não só deveríamos ter parado de destruí-la como já precisávamos ter dado um passo além, que é reverter parte das áreas degradadas por meio do reflorestamento”, afirma Luis Fernando Guedes Pinto, diretor de Conhecimento da SOS Mata Atlântica.