Cotidiano

Mais nutrição nos colégios

Encerra na próxima segunda-feira (30) o monitoramento nutricional feito pelo NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel dos estudantes matriculados nos colégios da rede estadual de ensino de Cascavel e outros 17 municípios da área de abrangência do Núcleo. O levantamento começou em 2 de abril.

final da avaliação, que vai apresentar peso, altura e necessidades alimentares de cada aluno, o NRE pretende apontar diagnóstico nutricional individual e coletivo. A partir disso, serão desenvolvidas ações de educação alimentar por meio de hábitos saudáveis e que proporcionem melhor qualidade de vida ainda na adolescência. A análise vai proporcionar ainda que a redução de doenças agravadas pela má alimentação e sedentarismo, como diabetes, obesidade e hipertensão.

Alimentação especial

De acordo com o NRE, os dados coletados auxiliarão ainda a Coordenação de Alimentação Escolar, que realiza a compra e a distribuição de gêneros alimentícios específicos para os escolares portadores de NAE (Necessidades Alimentares Especiais) – que é quando o aluno já possui intolerância à lactose e/ou glúten e diabetes e precisa de um cardápio diferenciado -, garantindo a segurança alimentar e nutricional do estudante. Os resultados parciais do monitoramento não foram divulgados pelo Núcleo.