Cotidiano

Lobão diz que participação de Dilma no julgamento não o constrange

BRASÍLIA – O senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia da presidente afastada Dilma Rousseff, disse que a ida da ex-chefe ao Senado para se defender não o constrange. Apesar de ter votado a favor do prosseguimento do processo contra a petista na etapa anterior ao julgamento final, Lobão faz mistério sobre seu voto.

? Se não, para o que serve ela vir aqui, as testemunhas virem aqui?? disse o senador.

Questionado se seu voto pode mudar depois da fala de Dilma, Lobão apenas sorriu. Afirmou também que não se sente constrangido com a defesa pessoal que a petista fará na próxima segunda-feira:

? Não me constrange. Vai ser uma fala técnica, não vai?

Lobão está entre os dez senadores que têm evitado declarar o voto, mas nas contas do Palácio do Planalto ele apoiará o impeachment. Além dele, outros oito ex-ministros de Dilma votarão no julgamento. Desses, quatro votarão contra a permanência da ex-chefe no poder os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), Garibaldi Alves (PMDB-RN), e Marta Suplicy (PMDB-SP). Outros três votarão contra, Gleisi Hoffmann (PT-PR), Kátia Abreu (PMDB-TO), e Armando Monteiro (PTB-PE). E há ainda outro senador que não declara o voto, Eduardo Lopes (PRB-RJ), que foi ministro da Pesca e é suplente de Marcelo Crivella.