Esportes

Itaipu sedia o Brasileiro de Canoagem Slalom

A programação em Foz do Iguaçu começa hoje (4), com as provas da Copa Brasil pela segunda divisão.

Os atletas brasileiros Leonardo Curcel, Felipe da Silva e Thiago Serra ficaram em 4o lugar no Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23 na categoria C1 masculino em equipe U23 - Foto:A. Marchetti / Itaipu Binacional
Os atletas brasileiros Leonardo Curcel, Felipe da Silva e Thiago Serra ficaram em 4o lugar no Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23 na categoria C1 masculino em equipe U23 - Foto:A. Marchetti / Itaipu Binacional

Foz do Iguaçu A Itaipu Binacional recebe neste fim de semana o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, o maior evento da modalidade no País. As provas, gratuitas ao público, serão no Canal Itaipu e reunirão cerca de 100 atletas, incluindo nomes como Ana Sátila e Pedro Gonçalves, que vão participar dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, e o iguaçuense Felipe Borges, que pleiteia uma vaga para o Japão. A programação em Foz do Iguaçu começa hoje (4), com as provas da Copa Brasil pela segunda divisão.

O campeonato integra a programação de eventos dos Jogos de Aventura e Natureza que ocorre no oeste paranaense. Organizado pelo Governo do Paraná, várias disputas entraram para o cronograma, como provas de canoagem velocidade, corrida de aventura, futebol das estrelas, moutain bike, balonismo, entre outros.

Para os atletas, a competição vale pontos para o ranking nacional da modalidade, que define a escolha das bolsas de incentivo nacional, estadual ou municipal. Os recursos são pagos para os atletas que conseguirem bons índices. O ranking é uma somatória de participações nas competições do calendário nacional. No caso do Campeonato Brasileiro deste fim de semana, os pontos são dobrados.

“Há também a questão da escolha dos atletas para a seletiva nacional: quem estiver melhor posicionado é chamado para participar do evento que definirá os atletas aptos para disputas internacionais em 2020 quando, em especial, teremos os Jogos Olímpicos. Então, sempre há um estímulo ainda maior para os atletas para participar”, comenta o supervisor da modalidade na Confederação Brasileira de Canoagem, André Behs.