Política

Investimentos: Paraná é um estado de oportunidades

Ratinho Junior também salientou o bom ambiente político do Estado durante o Paraná Day

Brasília – Programa de concessões na área da infraestrutura, projetos de parcerias público-privadas e um ambiente propício para negócios tornam o Paraná o Estado atrativo para investidores. A avaliação é do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que abriu nessa terça-feira (21) a segunda edição do Paraná Day.

O evento reuniu, em Brasília, cerca de 200 pessoas e abriu a possibilidade de equipes do governo do Estado de interagir com embaixadores, cônsules e adidos comerciais de 15 países, além de empresários. “O Paraná é um Estado de oportunidades”, afirmou o governador. “Queremos convidar mais investidores, mais empresas brasileiras e estrangeiras para investirem no nosso estado”.

Ratinho Junior destacou os projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos e que serão abertos para a participação da iniciativa privada. “Em especial na parte de concessões, que terá grande destaque nos próximos anos. O Paraná terá o maior leilão de rodovias do País, com 4,1 mil quilômetros que serão disponibilizados para o mercado”, explicou o governador.

Segundo ele, também estão previstos o leilão de quatro aeroportos do Estado (Londrina, Foz do Iguaçu, Afonso Pena e Bacacheri), além de um novo traçado da Ferroeste até Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. “Tudo isso acaba sendo um grande atrativo para o setor privado”, ressalta.

Ambiente

Ratinho Junior também salientou o bom ambiente político do Estado, com a interlocução direta com deputados estaduais e federais, senadores e o governo federal, a mão de obra qualificada, área logística estruturada e localização geográfica privilegiada, próxima a grandes centros consumidores da América do Sul. “A vocação do paranaense é ser um povo muito trabalhador, isso é muito importante para quem quer investir e gerar emprego no Estado. Temos segurança jurídica, um polo industrial muito forte e um posicionamento geográfico que é muito vantajoso”.

Paraná Day

O presidente da APD (Agência Paraná Desenvolvimento), Eduardo Bekin, disse que o evento contribui para promover o ambiente de negócios do Paraná: “É muito importante para o Paraná se mostrar e abrir seus números. Estamos abrindo as portas para encurtar o caminho para os investimentos, aproximar e conectar os investidores aos gestores do Estado”.

Os participantes acompanharam painéis que apresentaram as oportunidades de investimento e o ambiente de inovação do Estado, e também participaram de rodadas de conversa com as equipes do governo para fomentar novas parcerias.

A primeira edição do Paraná Day aconteceu em fevereiro, em Curitiba, e um novo encontro está sendo planejado para ocorrer em Nova York. “Uma coisa é os representantes de governos estrangeiros lerem matérias no jornal sobre o Paraná, outra coisa é eles ouvirem da própria boca dos secretários e do governador”, argumenta Bekin. “O governo mostra que está afinado, que tem uma postura muito transparente e que está aberto para os mercados nacionais e internacional. Já temos algumas tratativas em andamento em função deste evento”.

Novos encontros agendados

A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederova, afirmou que o País já mantém boas relações com o Paraná e que o evento de ontem ajuda a fomentar parcerias. Ela estará em Curitiba na próxima semana para novas reuniões de trabalho. “O foco do Paraná na inovação, na agricultura e no setor automotivo define a nossa ideia de trazer empresas dessas áreas para investirem no Estado”, disse a embaixadora. “Vamos abrir, muito em breve, uma eventual colaboração para a indústria automotiva e reforçar a cooperação na área de ciência e inovação, que podem resultar em projetos comuns de pesquisa e desenvolvimento. O Paraná é um local onde esse projeto poderia se desenvolver”.

A embaixada da Bélgica também planeja novas parcerias com o Paraná e vai promover, em outubro, um evento em Curitiba para aproximar empresas belgas do Paraná: “Eventos como este corroboram a visão que temos do Paraná de um estado que vai direto ao ponto, foca em eficiência e demonstra muito dinamismo”, afirmou o embaixador Patrick Herman.

O adido comercial da Itália, Angelo Maria Bicciré, destacou a forte presença italiana no Paraná e a possibilidade de novos negócios no Estado: “Sempre olhamos para o Paraná com olhos diferentes. Este evento foi muito bem organizado e focado. O Paraná apresentou exatamente o que está pensando em fazer, com uma nova gestão muito dinâmica apontando para a eficiência e rapidez. Com certeza, muitas das empresas italianas que estão presentes no Brasil vão ficar de olho neste novo Paraná”.