Cotidiano

Intensificadas ações contra febre amarela na fronteira

Foz do Iguaçu – Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu estão intensificando a conscientização para a prevenção contra a febre amarela após a confirmação da doença na cidade de Antonina, no litoral do Paraná.

Em Foz do Iguaçu o alerta é ainda maior considerando o elevado número de turistas que chegam à cidade todos os dias vindos de todas as regiões do Brasil e do mundo.

Essa sensibilização ocorre em espaços como aeroporo internacional, Itaipu Bionacional, Marco das Três Fronteiras, Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, entre outros locais de grande visitação. Vale destacar que neles não são aplicadas as doses, o que ocorre apenas nas unidades básicas de saúde.

A 9ª Regional da Saúde disponibilizou mais 12 mil doses da vacina para imunização imediata, tanto para moradores, quanto para turistas.

Segundo a responsável pelo Setor de Imunização, Clarice Carvalho Soares, a indicação é para que as pessoas que não lembram se tomaram a vacina que recebam a dose tendo em vista que não há contraindicações.

As imunizações também foram estendidas para outros oito municípios atendidos pela Regional.

Estoques são suficientes

Ontem a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que enviou reforço de doses de vacinas contra a febre amarela a todas as 22 Regionais do Paraná.

De acordo com o diretor-geral Nestor Werner Junior, todas as unidades estão abastecidas e a secretaria dispõe de um estoque estratégico de 300 mil doses para qualquer eventualidade.

A faixa etária recomendada para vacinação é de 9 meses a 59 anos. Desde julho do ano passado, todo o Paraná é área com recomendação de vacinação.