Cotidiano

InovaJuntos: Referência a outros municípios, Cascavel é selecionada em projeto de cooperação internacional

Cofinanciado pela União Europeia, projeto é uma oportunidade de encontrar soluções para os problemas reais da administração pública com a identificação de boas práticas e troca de experiências...

InovaJuntos: Referência a outros municípios, Cascavel é selecionada em projeto de cooperação internacional

Cascavel é um dos 20 municípios selecionados no edital do InovaJuntos para o projeto de Cooperação Internacional entre Municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos.

O projeto é uma oportunidade de encontrar soluções para os problemas reais da administração pública, a partir do cofinanciamento da União Europeia, com a identificação de boas práticas e troca de experiências. Uma equipe técnica virá a Cascavel conhecer as potencialidades do Município e trabalhar a questão vocacional da cidade, além de conhecer de perto os cases de sucesso da gestão pública.

O programa Compras Públicas Unificadas foi o carro-chefe em práticas exitosas e se tornou referência para outros municípios.

Na manhã desta quarta-feira (11), o InovaJuntos foi detalhado aos secretários municipais pela gerente de captação e coordenadora do projeto, Susana Souza, e pelos secretários Edson Zorek (Finanças) Vanilse da Silva Pohl (Planejamento e Gestão).

O próximo passo será a missão técnica que acontece no fim do mês com atividades em Brasília e outras cidades do País. Cascavel vai apresentar as boas práticas e conhecer cases de sucesso de outros municípios. “A cooperação técnica é a nossa aposta de soluções reais para problemas do dia a dia”, observa Susana.

O secretário de Finanças, Edson Zorek, explica que o projeto atua em quatro clusters temáticos e Cascavel está inserida no desenvolvimento econômico, voltado para as compras públicas, que destacou a cidade no Brasil e tornou referência. “Cascavel como referência, trará os olhos do mundo para a cidade criando um ambiente favorável de negócio”, afirma.

O desenvolvimento econômico aborda a forma como os governos locais podem exercer o papel de indutores da inovação na promoção do desenvolvimento econômico local para a construção de um desenvolvimento urbano mais sustentável.

O programa tem como foco o desenvolvimento de diagnóstico vocacional participativo para identificar as necessidades do território e atuar para resolver os problemas reais. Cascavel terá um espaço de inovação

O Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal.

Fonte: Secom