Política

Informe da redação: sem debate, horário eleitoral e eleitor desconfiado

Sem debate

As emissoras de televisão têm batido cabeça para tornar viável um dos maiores atrativos da campanha: os debates. Ontem, foi a vez da RPC anunciar que não fará debate dos candidatos a prefeito no primeiro turno. A Tarobá/Band ainda não desistiu.

 

Horário eleitoral

No primeiro dia de propaganda gratuita, os candidatos a prefeito de Cascavel optaram por apresentações ao ar livre. Com mais de um terço dos dez minutos disponíveis, o prefeito Leonaldo Paranhos esbanjou imagens da cidade. Os demais tiveram que ser mais sucintos. Mas está só começando. A divulgação vai até 12 de novembro.

 

Estratégia

No primeiro dia, nada de ataques. Sem espaço para imagens de reuniões, apertos de mão e os abraços nos tradicionais corpo a corpo, os candidatos devem concentrar seu poder de persuasão nos programas eleitorais. A outra estratégia, e que deve ter um alcance maior, é compartilhar os vídeos pelas redes sociais.

 

Eleitor desconfiado

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em Curitiba divulgada esta semana mostrou que 52% dos entrevistados declararam intenção de anular ou votar em branco nestas eleições. A pesquisa, encomendada pela RPC TV, ouviu 602 eleitores de Curitiba dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TRE sob a identificação PR – 08260/2020.

 

Oficial

Na manhã de ontem, o vice-prefeito Albino Bissolotti assinou o termo de transmissão de cargo e se tornou prefeito em exercício de São Miguel do Iguaçu. O titular, Claudiomiro da Costa Dutra, pediu licença não remunerada que vence dia 6 de novembro. Ele está recolhido na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, investigado em dois esquemas de desvios de recursos públicos.

 

Reviravolta I

Já em Foz do Iguaçu, o juiz Wendel Fernando Brunieri suspendeu, em caráter liminar, a decisão da Câmara de Vereadores que rejeitou as contas da gestão do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi de 2012. É que os vereadores haviam votado com base em pareceres do TCE-PR, que acabou suspendendo-os pouco tempo depois.

 

Reviravolta II

Também na quinta, Mac Donald recebeu outra decisão da Justiça, desta vez ao contrário. O juiz Rodrigo Luis Giacomin, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Foz, negou liminar à coligação de Paulo Mac Donald (Podemos) que pediu anulação da decisão da Câmara que reprovou as contas do ex-prefeito em 2008 e 2010.

 

Fake News

O desembargador Vitor Roberto da Silva, do TRE, acatou o pedido de mandado de segurança da coligação O Trabalho Continua contra os perfis falsos que traziam ataques e notícias falsas contra o prefeito Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu. A Justiça determinou que o Facebook remova os conteúdos sob pena de multa diária de R$ 1.000 por publicação feita pelos fakes.

 

Contra o tempo

Após semanas fechados, comerciantes não têm tempo a perder. Na maioria das cidades, o comércio funciona normalmente nesta segunda, feriado de Nossa Senhora Aparecida.

 

Volta às aulas

O governador Ratinho Junior confirmou o dia 19 como data inicial para o processo de reforço escolar e atividades extracurricularares para implementar de forma gradativa a volta às aulas no Estado. “Temos um grupo de trabalho que está estudando a maneira possível de voltar, naquelas cidades em que a circulação do vírus já está mais baixa. Serão atividades extracurriculares, como educação física e artes, e também o reforço escolar”.

 

Impugnação

Segundo o TSE, cerca de 500 pedidos de impugnação de registros de candidaturas foram protocolados na Justiça Eleitoral no Paraná. Pela regra, todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, a vice e a vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem ser julgados pela Justiça Eleitoral até o próximo dia 26.