Política

Informe da redação: Ponte Jaime Lerner e 1ª infância

Informe da redação: Ponte Jaime Lerner e 1ª infância

Ponte Jaime Lerner

Apesar dos apelos contrários de entidades e líderes de Foz do Iguaçu, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1.984/21, do deputado Evandro Roman (Patriota-PR), que dá o nome do ex-governador Jaime Lerner à nova ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai. A obra ainda está em construção e vem sendo chamada de Ponte da Integração. O projeto segue agora para o Senado.

 

1ª infância

O governador Ratinho Júnior participou da cerimônia de adesão dos estados do Sul do Brasil ao Pacto Nacional pela Primeira Infância. O Marco Legal da Primeira Infância determina a atuação integrada em prol do pleno desenvolvimento humano nessa etapa da vida, que vai do nascimento aos seis anos de idade. “O governo estadual já capacitou 2.461 pessoas para a atenção especializada à primeira infância. Para atingir o nosso propósito e tornar o Paraná um lugar mais seguro para as crianças, temos trabalhado em conjunto na profissionalização dessas pessoas”, disse o governador.

 

100% esporte

O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, apresentou o programa “O Esporte Que Queremos”, do governo do Paraná. O projeto é pioneiro no Estado e, em uma de suas fases, com a parceria da UFPR (Universidade Federal do Paraná), será realizado um diagnóstico de demandas e potenciais, capacitação de cada região. A proposta é que 100% dos municípios sejam contemplados pelo programa.

 

Nova direção

Graciela Nienov assumiu interinamente o comando do PTB após a prisão de Roberto Jefferson. Graci, como é conhecida, define-se como “leoa petebista, bolsonarista, conservadora, cristã e patriota” em suas redes sociais, e integra o PTB há pelo menos uma década.

 

Alerta de golpe

Agora é a vez do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) alertar a população sobre golpes que estão sendo aplicados envolvendo o nome da autarquia. Foram identificados e estão sendo investigados os mais diversos tipos de ações falsas que se utilizam de informações do órgão.

 

Golpe II

O Detran-PR orienta a população a ficar atenta ao envio de boletos falsos por e-mail, cobranças de serviços por e-mail, mensagem SMS ou redes sociais; venda da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), solicitações de documentos por e-mail, SMS ou redes sociais; leilão via site falso e redes sociais, cobrança de serviços utilizando o nome do Detran via telefone, e-mail, SMS e demais canais; ofertas de empregos e estágios, concursos falsos e solicitação de regularização de documentos por e-mail, SMS, telefone e redes sociais. Na dúvida, acesse o portal www.detran.pr.gov.br, as redes sociais oficiais, ou ligue para 0800 643-7373.

 

 

Obras inacabadas

A pouco mais de três meses do fim do contrato, a Justiça Federal do Paraná realiza nesta sexta-feira (20) audiência de conciliação entre a Concessionária Caminhos do Paraná, o Estado do Paraná e o DER-PR para tentar acordo em relação à execução das obras pendentes do Lote 4 do Anel de Integração. A realização da audiência é uma determinação do juiz federal Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba. A concessionária não realizou investimentos necessários previstos no contrato, como a construção de passarelas e terceiras faixas, duplicações, trevos e correção nas pistas, entre outros. Em decisão recente, o juiz federal determinou que a Caminhos depositasse mais de R$ 265 milhões como caução, que poderá ser reduzido à medida que as obras sejam entregues.