Política

Informe da redação: Paranaense no TRF4, Ricardo Barros (PP) e Renê em estado grave 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Paranaense no TRF4

O desembargador federal Fernando Quadros da Silva, 57 anos, natural de União da Vitória, assumiu nessa segunda-feira (21) o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), com sede em Porto Alegre. Também assumiram o novo presidente Ricardo Teixeira do Valle Pereira e o novo corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior. “O nosso foco é atender a população, prestar uma jurisdição de qualidade, desenvolvendo pessoal e recursos tecnológicos e investindo no diálogo com a comunidade jurídica”, disse Ricardo, presidente do TRF4.

 

Convite feito

O líder do Governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP), confirmou ter convidado a deputada Luísa Canziani para ingressar no PP e estendeu o convite ao pai, Alex Canziani, ex-deputado federal por cinco mandatos. “Os dois são bem-vindos ao Progressistas. Estamos conversando, porém, eles também tratam com outras legendas”, declarou Barros, que já foi ministro da Saúde.

 

Fim do prazo

Os partidos políticos, em todos os níveis de direção (nacional, estadual e municipal), devem, até 30 de junho, prestar contas à Justiça Eleitoral referentes a 2020. A prestação de contas deve ser elaborada exclusivamente por meio do SPCA (Sistema de Prestação de Contas Anual) da Justiça Eleitoral.

 

Nas alturas

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que, para 65,8% dos entrevistados, os preços dos produtos “aumentaram muito”. Por outro lado, 27,1% dos brasileiros ouvidos dizem que os valores de itens em mercados “aumentaram” e 4,1%, avaliam que os valores “permaneceram iguais”; 1,4% afirma que os preços diminuíram e 1,1%, não respondeu. Foram ouvidas 2.002 pessoas de 12 a 16 de junho. A margem de erro é de 2%.

 

Estado grave

O secretário estadual de Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior, internado desde domingo (20) no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, por complicações da covid-19, precisou ser intubado, mas o quadro clínico era considerado estável. Garcia Jr estava com sintomas de covid-19 semana passada e havia recebido atendimento médico, mas liberado para isolamento em casa. Só que sua saúde piorou no fim de semana.

 

Denúncia

O MP denunciou à Justiça o deputado federal Boca Aberta (Pros) por crimes contra a honra de um promotor e de uma promotora de Justiça. Segundo a denúncia, o deputado divulgou em grupos de WhatsApp e em postagens no Facebook e no Twitter áudios e vídeos com calúnias, injúrias e difamações relacionadas ao promotor de Justiça responsável por investigações que culminaram em ações civis públicas pelo esquema de “rachadinha”. Agora, são seis crimes de calúnia, 11 de difamação e sete de injúria.

 

CPI da Covid

A ministra Rosa Weber atendeu pedido de governadores e suspendeu as convocações para que eles compareçam à CPI da Covid-19, no Senado. A liminar foi deferida nessa segunda-feira (21). Os governadores de Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins entraram com o pedido no STF, por meio do Conpeg (Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal). Na decisão, Rosa Weber disse que a CPI pode convidar as mesmas autoridades a comparecerem, voluntariamente, na comissão em uma reunião “a ser agendada em comum acordo”. Sua decisão será apreciada em sessão virtual ainda nesta semana.