Novo modelo de pedágio

“Pedágio, o que está acontecendo?” Esse será o tema da reunião empresarial da Acic na noite de quinta-feira, 1º de julho, às 19h, que terá transmissão ao vivo pelo Facebook, pelo YouTube e pelo Instagram da associação comercial e pelos canais da Assembleia Legislativa do Estado. O assunto vai ser apresentado por três das maiores autoridades no tema no Paraná: Rainer Zielasko, presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento); Edson José de Vasconcelos, vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); Dilvo Grolli, presidente da Coopavel. O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, afirma que todos são convidados a acompanhar a reunião, “que tratará de um assunto de grande importância a todos os paranaenses”.

 

No forno

Inclusive, a expectativa é de que nesta semana sejam divulgados mais detalhes do projeto refeito após a sociedade paranaense bater o pé contra o limite de desconto sobre as tarifas. A ansiedade é grande, já que, novamente, ninguém foi chamado para discutir o projeto.

 

Via PIX

A Prefeitura de Nova Santa Rosa passou a permitir o pagamento de tributos municipais pelo PIX. Agora, ao emitir a guia pelo Portal de Autoatendimento do Município, o contribuinte poderá escolher a opção de pagamento na Modalidade do PIX. A novidade dá mais liberdade aos contribuintes para o pagamento.

 

Foro privilegiado

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) destaca que, no momento em que o País necessita de sinalizações dos três poderes no fortalecimento do combate à corrupção, projetos como a PEC do fim do foro privilegiado, que está há quase mil dias na gaveta da Câmara dos Deputados, e a PEC da prisão em segunda instância não são pautados. “Já o projeto de lei que dificulta punição para agentes públicos que cometerem atos de improbidade administrativa, foi aprovado pela Câmara em tempo recorde”, lamenta o senador.

 

Infraestrutura

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, participou da visita de representantes dos Ministérios da Infraestrutura e da Economia e da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, em Assis Chateaubriand, para a implantação de obras que beneficiarão todo o Paraná. As visitas foram realizadas na empresa Frimesa, que garantirá à empresa a condição de maior frigorífico de suínos da América Latina, o projeto da nova Ferroeste e as obras da segunda ponte de Foz do Iguaçu.

 

Prioridades I

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, reuniu secretários e diretores de autarquias municipais para pedir a priorização de projetos em benefício da população iguaçuense e mais eficiência na administração dos recursos das iniciativas, com o objetivo de dar mais agilidade a ações em prol do desenvolvimento de Foz do Iguaçu.

 

Prioridades II

“Precisamos dar mais ênfase àquelas iniciativas que são prioritárias para o desenvolvimento do município. Para isso, é preciso que sejam definidas pessoas que fiquem responsáveis juntamente com os secretários pela correta destinação dos recursos”, afirmou o prefeito.

 

 

Foto: SECOM

Nova Ferroeste

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, recebeu nessa sexta a comitiva que, desde o início da semana, realiza reuniões em vários municípios do Paraná para apresentar o projeto da Nova Ferroeste. O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, disse que um empreendimento desse porte vai transformar o Paraná e será uma solução nacional para o modal logístico. Os investimentos terão a participação do capital privado. “É um projeto absolutamente transformador e atrativo para o mercado de capital”, diz Fagundes.