Política

Informe da redação do dia 6 de dezembro de 2018

Apoio importante

O deputado Alfredo Kaefer (PP-PR) recebeu em seu gabinete o deputado federal eleito pelo Paraná com mais de 92 mil votos Ney Leprevost (PSD) e a esposa, Carina Zanier. Durante a visita, Alfredo fez questão de colocar, pela primeira vez, o broche de deputado federal no novo parlamentar que vai representar o povo paranaense no Congresso Nacional.

Recesso

O governo do Paraná decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta nos dias 24, 26, 27, 28 e 31 de dezembro por conta das festividades de Natal e Ano-Novo. O decreto foi assinado pela governadora Cida Borghetti nessa quarta-feira (6) e publicado nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial.

Orçamento

Os vereadores de Guaraniaçu incluíram no Orçamento do Município para 2019 uma emenda impositiva que lhes garante um valor de R$ 492.723 para definir onde será aplicado. Por regra, metade disso deve ser aplicado na saúde. Esse valor representa 1,2% do total da receita corrente líquida prevista na LOA (Lei Orçamentária Anual).

Contas OK!

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou as contas da campanha eleitoral do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e do seu vice, Hamilton Mourão (PRTB). Relator do processo, o ministro Luís Roberto Barroso registrou que as ressalvas dizem respeito a valores inexpressivos, que não acarretam em problemas na transparência da prestação de contas. E que sejam devolvidos ao Tesouro Nacional R$ 8.275 referentes a doação de fontes vedadas e recursos de origem não identificada.

Ecocataratas

Após destituir Evandro Vianna, que chegou a ser preso na Operação Integração da Lava Jato nas investigações sobre esquema de propina envolvendo das concessionárias de pedágio no Paraná, a Ecocataratas elegeu novo diretor superintendente: é Ronald Dennis Marangon, que também comanda a Ecovia.

Em Foz

A governadora Cida Borghetti estará na Terra das Cataratas hoje para dois eventos. Além do encontro com gestores, ela inaugura a nova sede da Farmácia do Paraná da 9ª Regional da Saúde, em Foz do Iguaçu. A unidade atende moradores de nove municípios da região oeste com a oferta de medicamentos de uso contínuo. Será às 14h30 na unidade, que fica na Rua Santos Dumont, 460, Centro.

Convenção do MDB

O presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) do Paraná, senador Roberto Requião, convocou ontem a convenção estadual do partido para 15 de dezembro. O ato, das 9h às 13h, será na sede do Diretório Regional da Avenida Vicente Machado, 988, no Batel, em Curitiba.

Ratinho com Luciano Huck

O governador eleito do Paraná Ratinho Junior participou de uma conversa com o apresentador Luciano Huck ontem, no Rio de Janeiro. Luciano lidera um movimento da nova política. Na pauta, a preocupação de realizar na prática a melhor maneira de o Estado servir o cidadão. “Foi uma conversa prazerosa e com muita sintonia. Discutimos como renovar a política a partir do engajamento dos cidadãos comuns”, disse Ratinho.