Política

Informe da redação do dia 30 de janeiro de 2019

Cida no Japão

A ex-governadora do Paraná Cida Borghetti viaja na próxima semana ao Japão para conhecer o modelo de governança do país do sol nascente. A missão internacional foi organizada pelo governo japonês com agendas nas áreas econômica, social e cultural. Durante nove dias, Cida tem compromissos nas cidades de Tóquio, Quioto, Osaka e Hyogo. “Estou honrada com o convite do governo japonês para trocar experiências e conhecer de perto o modelo de governança e a cultura desse país milenar que contribuiu muito para o desenvolvimento do Paraná”, disse Cida. “O governo japonês identificou, na ex-governadora, o perfil de liderança natural, por isso a convidou para uma visita oficial”, explicou o cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura.

Nominatas

Em reunião esta semana em Curitiba, a executiva estadual do MDB adiantou a reestruturação do partido a partir dos diretórios de Maringá, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba. Os diretórios serão orientados a fazer nominatas de pré-candidatos a vereador e a prefeito para a disputa das eleições municipais de 2020. As listas devem ser entregues à direção estadual do partido até o início do segundo semestre deste ano.

Reconstrução

"O momento é de reconstrução, reestruturação e renovação do MDB em várias cidades do Estado", disse o deputado João Arruda, presidente estadual do partido.

Staff estadual

O governador Ratinho Júnior terá extensa agenda de compromissos na quinta e na sexta-feira, dias 7 e 8 de fevereiro, durante a instalação do governo estadual no Show Rural, em Cascavel. Ratinho virá à cidade acompanhado de 15 secretários e mais diretores de empresas públicas.

Pauta cheia

Além de reuniões com o secretariado, o governador terá encontro com prefeitos da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). O vice-governador Darci Piana também cumprirá agenda no Show Rural.

Posse

A nova composição da Mesa Diretora que comandará a Câmara de Cascavel nos anos de 2019 e 2020 foi definida em julho do ano passado. Agora, a solenidade de posse de Alécio Espínola como presidente, Roberto Parra como 1º vice-presidente, Valdecir Alcântara como 2º vice-presidente, Aldonir Cabral como 1º secretário e Paulo Porto, como 2º secretário, foi agendada para a próxima segunda-feira, às 9h.

CBN de volta

A Rádio CBN volta a Cascavel. Daqui a pouco mais de um mês, uma das maiores emissoras do País volta às frequências locais. A parceria é entre a CBN de Maringá com a Antena 93, cuja sede fica em Santa Tereza do Oeste.

Renúncia

O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), que cumpriria o terceiro mandato consecutivo a partir de 1º de fevereiro, teve a renúncia formalizada pela Câmara dos Deputados nessa terça-feira (29). A decisão do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de acatar o pedido de Wyllys foi publicada no Diário Oficial da Casa. O documento traz ainda uma carta do parlamentar que justifica o pedido na qual relata o medo de viver no Brasil após as sucessivas ameaças.

Itaipu X lavagem de dinheiro no PY

A Itaipu Binacional assinou nessa segunda-feira convênio com a Seprelad (Secretaria de Prevenção de Lavagem de Dinheiro e Bens) do Paraguai para cooperação tecnológica durante dois anos e apoio financeiro (US$ 929 mil) cujo foco será o combate aos crimes de lavagem de dinheiro no país vizinho. As informações são da EFE. Itaipu e Seprelad desenvolverão um software para a captura de informações e comprarão outro projetado para prevenir a lavagem de dinheiro, informou a Presidência do Paraguai em comunicado. O objetivo é tornar a comunicação entre as instituições mais fluente para facilitar o trabalho conjunto entre a Seprelad, o Ministério Público, o Subsecretariado de Estado de Tributação e a Direção Nacional de Alfândegas, além da Secretaria Nacional Antidrogas.