Política

Informe da redação do dia 26 de abril de 2018

Dança das cadeiras

Após aumentar as vagas para representação regional da Casa Civil, novas nomeações foram feitas pelo governo: Gessani da Silva tende a assumir o cargo em Foz do Iguaçu e Luiz Fernando Silva deve ganhar uma das vagas. Gerson Paulo Schiavinatto assume o cargo de diretor do Instituto das Águas, antes ocupado por Iram de Rezende. Após deixar o cargo de presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo assume a direção de fiscalização e qualidade de serviços da Agepar.

Na Compagas

Luiz Malucelli Neto é o novo diretor-presidente da Compagas (Companhia Paranaense de Gás), concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Paraná. A posição vinha sendo ocupada pelo engenheiro Jonel Iurk desde junho de 2017. Malucelli atuava como diretor de Mercado da Fomento Paraná.

Exonerados

Foram exonerados Gerson Nunes da Silva, João Carvalho Pinto e Phelipe Mansur, pré-candidato a deputado estadual. João passa a ocupar cargo de assessor especial da governadoria, antes preenchido por Victor Hugo Boselli Dantas, citado na Operação Publicano durante gestão de Beto Richa, e que também já foi da Fundepar, autarquia responsável pela administração de toda a rede física escolar do Paraná.

Publicano

Foi Dantas quem coordenou a campanha de reeleição de Richa em Londrina, citado nos depoimentos prestados pelo ex-auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, principal delator da Operação Publicano, deflagrada no início de 2015. O delator sustenta que parte do dinheiro obtido no esquema de corrupção que funcionava na Receita Estadual abasteceu a campanha do governador tucano. Em 2014, Luiz Antônio de Souza teria sido orientado a “atender a todos os pedidos do Victor Hugo”.

Adega legislativa

Um vídeo circula pelas redes sociais e mostra servidores da Câmara de Toledo manuseando garrafões de vinho no estacionamento da Casa durante o horário de expediente. A bebida foi retirada de um veículo e levada para o interior dos Poderes Executivo e Legislativo. O vídeo não deixa claro se se trata de venda, fato que é proibido por lei no local.

Educação

Durante a visita da governadora Cida Borghetti (PP) na região, a vereadora Janice Salvador entregou alguns pedidos pessoalmente para a “colega” de partido. Dentre eles estão a construção de quadra de esportes na Escola Municipal Waldyr Becker, no Jardim Panorama; a ampliação das instalações físicas da Escola Municipal Professor Ari Arcassio Goessler, no Jardim Santa Maria; e a ampliação da Escola Municipal Antônio Scain, no Jardim Filadélfia.

Gratificação

O vereador Beni Rodrigues (PSB), que cumpre o quarto mandato sucessivo, constituiu dois advogados do Rio Grande do Sul para ajuizarem “Ação de Cobrança” contra o Município de Foz do Iguaçu, para que lhe seja garantido o recebimento do 13º salário referente a uma de suas legislaturas de 2013/2016. Rodrigues não apareceu na sessão de ontem (25) nem justificou sua ausência tampouco atendeu ao telefone. Ele pode não ser o único vereador interessado na gratificação natalina.

Sem explicação

A Câmara de Nova Santa Rosa esperava explicações do prefeito Norberto Pinz (MDB) sobre viagem com o carro oficial ao Rio Grande do Sul, onde teria participado de um casamento, levando a esposa e dois amigos que ocupam cargos em comissão. O esclarecimento deveria ter sido feito na terça-feira (24). O prefeito alegou impossibilidade de comparecimento por outros compromissos. A data foi remarcada para 15 de maio, às 18h30, na Câmara de Nova Santa Rosa.

Na região

O deputado federal Alex Canziani (PTB) está na região oeste. Hoje ele cumpre agenda em Foz do Iguaçu e amanhã estará em Cascavel. Após três décadas na vida pública, Canziani agora é pré-candidato ao Senado. “Nos últimos 25 anos, as cadeiras do Paraná no Senado foram ocupadas pelos mesmos atores, que tiveram uma atuação muito mais política do que em defesa de questões paranistas. Isso precisa mudar. Nossa gente quer um senador que atue pelo Estado, em favor das pessoas e do futuro”.