Política

Informe da redação do dia 06 de maio de 2018

Cida faz balanço do 1º mês

A governadora Cida Borghetti faz neste domingo, na TV Educativa É-Paraná, um balanço dos seus primeiros 30 dias de gestão e fala dos avanços e desafios do Estado. O programa Entrevista Paraná, com apresentação de Thayse Leonardi, será exibido às 21h30 e conta com a presença de jornalistas de várias regiões, entre eles: Patrícia Luccini, do Diário dos Campos de Ponta Grossa; Cantini, da CBN de Cascavel; Ogier Buchi, do Impacto Paraná; Diniz Neto, da CBN Maringá e Fábio Campana, da Revista Ideias. A reprise será exibida na segunda-feira (7), às 23h45, após o programa Roda Viva no Canal 9 da É-Paraná. Já os ouvintes da rádio 97.1FM poderão conferir o programa na íntegra, às 7h30, no Jornal É-Agora.

Transparência

A ideia do governo é fazer entrevistas semanais com cada um dos secretários e chefes de autarquias, abrindo espaço para jornalistas do Paraná inteiro ter acesso ao governo estadual.

Uniformes

A Diretoria Municipal de Educação de Guaíra está fazendo a entrega de uniformes e kits escolares para os alunos da rede municipal. No total, são 4,1 mil crianças atendidas com os uniformes de verão compostos por bermudas, camisetas, meias e tênis, além dos agasalhos e calças para os uniformes de inverno. O grande desafio para o segundo semestre deste ano e o início do próximo é a climatização com ar-condicionado de todas as salas de aula da educação básica, infantil e centros municipais de educação.

Empregos

A Agência do Trabalhador de Corbélia realizou nos últimos dias 230 encaminhamentos para vagas de empregos no Município. Para a coordenação da agência, o número é o indicador de que a crise aos poucos é deixada para trás. Por outro lado, a unidade comunicou o cancelamento das entrevistas a serem realizadas pela Copacol que estavam marcadas para o dia 11 de maio. A cooperativa deverá definir nova data.

Projeto Suscom+?

O Ministério Público do Paraná realiza nesta terça-feira audiência pública de prestação de contas em Medianeira. Serão apresentados encaminhamentos e soluções dados pelo Poder Público para melhorar o processo de informação na rede de saúde da cidade.

Prioridade

Essa questão foi definida como prioritária pela própria comunidade em uma audiência pública anterior, promovida dentro do projeto Suscom+, iniciativa do MPPR para garantir mais qualidade na atenção básica à saúde nas cidades paranaenses e estimular a participação popular na deliberação por melhores serviços.

O que é

O Suscom+ é executado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do MPPR, em conjunto com as Promotorias locais. Em Medianeira, a 2ª Promotoria de Justiça é que tem atribuição na área da saúde. O projeto foi criado a partir da constatação de que as questões de saúde básica, dentro do SUS, respondem por 80% dos problemas que chegam ao Ministério Público por meio da população – questões como falta de atendimento médico ou remédios, dificuldade para tratamentos e internações.

Parquímetros

Neste domingo a Cettrans participa do "Domingão no Calçadão” para apresentar à população de Cascavel como funciona o sistema dos novos parquímetros. Duas máquinas estarão disponíveis a partir das 14h30 em frente ao Hotel Lord. Também será distribuído um folder com passo a passo de como utilizar os novos parquímetros.

Prazos

Atenção: nos dias 7, 8 e 9 de maio, o horário de atendimento da Central de Atendimento ao Eleitor de Cascavel será das 9h às 19h, horário ampliado. Não haverá agendamento, apenas atendimento por meio de senha. Este é o prazo final para tirar o título ou solicitar mudanças para estar apto a votar nas eleições de outubro.