Inferno astral de Cláudio

Preso há quase um mês na Penitenciária Federal de Foz do Iguaçu por duas operações (estadual e federal) que investigam irregularidades em licitações na Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, o prefeito Claudiomiro da Costa Dutra foi multado pelo TCE-PR e terá de devolver recursos aos cofres públicos que teriam sido pagos irregularmente. Trata-se de uma fiscalização de 2014 (Cláudio foi eleito em 2013 e reeleito em 2016), na qual apontou irregularidades em licitações e contratações, inclusive o pregão do transporte escolar, um dos motivos que renderam a prisão do prefeito. As multa somam R$ 2,9 mil, mas ele também terá de devolver parte dos R$ 64.854 referente à contratação.

 

Outros citados

O TCE-PR também multou o então diretor do Departamento de Licitações e Contratos, uma assessora jurídica municipal, o ex-secretário de Administração, o fiscal do contrato e a empresa contratada, a Distribuidora Jabulani Ltda.

 

Protesto

A APP não pretende dar sossego tão cedo ao governo do Estado. Nesta quarta (4), trabalhadores da educação e a APP realizam um “ato estadual protocolar contra os retrocessos e a violência de estado causada pelo governador Ratinho Jr e do secretário da Educação, empresário Renato Feder” (nesses termos, mesmo). A concentração será em frente à Praça Tiradentes, em Curitiba, às 9h, e seguirá com caminhada até o Palácio do Iguaçu.

 

Vigília

O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, disse a mobilização será realizada até o horário da reunião entre o governo e os trabalhadores da educação. “Faremos uma caminhada com todos os protocolos de segurança e iremos até o Centro Cívico, onde nos manteremos em vigília até que ocorra a reunião que está programada para as 17h na Casa Civil, com a presença do secretário da Educação”.

 

Queixas

A pauta inclui desde críticas à contratação do PSS, aos colégios cívico-militares, ao congelamento de promoções e progressões, às alterações na lei de eleição para diretores de escola e, ainda, à “pressão” das aulas presenciais extracurriculares no período de pandemia.

 

Twitter

Pesquisa interna feita pelo Twitter mostra que 55% dos usuários entrevistados dizem usar frequentemente a plataforma para acompanhar política. Na outra ponta, 15% afirmam não se informar pela rede. O levantamento também revela que a maioria dos que responderam, 54%, segue jornais ou revistas. Apenas 22% seguem políticos que concorrem ao cargo de prefeito nesta eleição.

 

Envolvimento I

As entidades civis organizadas estão buscando compromissos assinados dos candidatos a prefeito. Ontem, em Toledo, o Crea-PR visitou os postulantes ao Executivo para trocar informações a respeito da “Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate”. O programa traz diagnósticos de problemas e propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.

 

Envolvimento II

Na Terra das Cataratas, o Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) reúne hoje os candidatos a prefeito para a formalização de pacto pelo desenvolvimento do Município. A sessão começa às 14h, no CID (Centro Integrado de Desenvolvimento Regional), com transmissão ao vivo pela internet, em www.facebook.com/codefoz.