Política

Informe da Redação

 

 

Pedágio

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Alep, que há mais de um ano se reúne com a população para discutir a nova modelagem de concessões rodoviárias proposta pelo governo Federal, realiza no dia 23 de novembro uma audiência pública com o tema: “Fim dos Contratos de Pedágio no Paraná: 1997 – 2021. Diagnóstico dos problemas, do passivo das estruturas e litígio nas concessões”.

 

Eleição

Foi realizada ontem (12) a eleição de desembargadores para compor o TRE-PR. A sessão ordinária foi realizada no Tribunal de Justiça do Paraná. O objetivo era preencher duas vagas na qualidade de membro efetivo, em decorrência do término dos mandatos dos desembargadores Tito Campos de Paula e Vitor Roberto Silva, e uma vaga de membro substituto do TRE, em decorrência do término do mandato do desembargador Fernando Ferreira de Moraes.

 

Dallagnol no Podemos

Mais um integrante da operação Lava-Jato decidiu entrar na corrida eleitoral de 2022. Depois do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, o ex-coordenador da Lava-Jato no Paraná, ex-procurador da República Deltan Dallagnol anunciou que sua filiação ao Podemos vai ocorrer em dezembro e que ele disputará uma vaga na Câmara dos Deputados.

 

IFPR Cascavel

Após uma luta regional, o IFPR passará a ter uma reitoria em Cascavel, que dividirá a condução das ações no Estado com a já existente em Curitiba e as que serão instaladas em Maringá e Londrina. A proposta faz parte de um projeto do próprio MEC de buscar um melhor arranjo geográfico para o funcionamento do Instituto Federal.

 

13° Salário

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, anunciou ontem (12), que a prefeitura do Município já realizou o pagamento do 13° salários dos servidores municipais. Foram depositados no total R$ 32.882,941,44. Segundo Paranhos, o valor irá ajudar a aquecer ainda mais a economia local nesta época do ano.

 

Oitavo Restaurante

Uma comitiva formada por secretários municipais de diversas áreas e o prefeito Beto Lunitti visitou a Associação de Moradores do Jardim Independência para um anúncio importante. A administração municipal informou aos representantes da comunidade sobre a instalação de um Restaurante Popular, que deve entrar em funcionamento até março de 2022. A notícia foi comemorada pelos moradores, pois será o primeiro equipamento público a ser instalado no bairro.

 

Condenado

O juízo da Vara da Fazenda Pública de Matelândia condenou o ex-vice-prefeito (dos mandatos 2013-2016 e 2017-2020) e sua companheira por improbidade administrativa. Ambos receberam como pena a suspensão dos direitos políticos por três anos e o pagamento de multa civil em favor do Município, equivalente a três vezes o valor da última remuneração líquida percebida por eles, acrescida de correção monetária e juros de 1% ao mês.

 

Adiamento

Devido ao feriado da Proclamação da República, na próxima segunda-feira, (15), as sessões ordinárias da Câmara de Cascavel serão transferidas para os dias subsequentes. Conforme o Ato da Presidência assinado ontem (12) pelo presidente Alécio Espínola (PSC), a 76ª Sessão Ordinária será na terça (16) às 14h e a 77ª na quarta (17) às 13h30.

 

Mobilização

As assessorias de gabinete dos vereadores de Cascavel começaram uma campanha interna para incentivar os servidores e demais assessores para que a Câmara consiga reciclar o maior percentual possível de materiais, que serão entregues para a cooperativa Cootacar. As assessorias do vereador Dr. Lauri e Edson de Souza entregaram bolsas plásticas que serão retiradas e substituídas todas as sextas feiras em todas as salas.