Política

Informe da Redação

Definições

Este sábado (30) será de definições políticas no Estado, com a realizações de novas convenções partidárias que irão definir os rumos das eleições de 2 de outubro. O PSD vai homologar as candidaturas do governador Ratinho Junior e das chapas dos candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

 

Definições II

O PDT também irá oficializar a candidatura de Ricardo Gomyde ao Palácio Iguaçu e lançará a suas chapas de candidatos a deputados. O Partido da Mobilização Nacional também realiza a convenção e deve homologar a candidatura de Solange Ferreira ao Governo do Paraná.

 

Apoio a Ratinho

Ainda, o Republicanos, Patriotas, PSC, PTB, Pros, PSOL e Rede irão realizar as convenções. Dessas nove convenções, a tendência é de que seis irão apoiar a reeleição do governador Ratinho Junior, e três devem lançar uma candidatura própria ao governo do Paraná.

 

Mais Convenções

Na terça-feira, dia dois de agosto, o União Brasil fará a convenção ; no dia três, o PL; quatro, o Agir, e cinco, no último dia do calendário eleitoral, o Podemos de Alvaro Dias, que ainda tenta emplacar o apoio de Ratinho Junior.

 

Bancada Feminina

Os deputados estaduais do Paraná começam a votar na sessão plenária desta segunda-feira (1º), o projeto de resolução 5/2022, que altera o Regimento Interno da Casa e cria a Bancada Feminina no Legislativo paranaense. De acordo com a proposta, o objetivo é garantir a participação das mulheres na composição da Mesa Diretora da Assembleia.

 

Em Cascavel

O ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), esteve ontem (29), em Cascavel, participando da Assembleia Geral da Amop (Associação dos Municípios do oeste do Paraná). Na oportunidade, Richa conversou com os prefeitos e relembrou da parceria com os municípios do oeste enquanto governador.

 

Retorno

Após o período de recesso nas atividades legislativas, a Câmara de Cascavel retoma suas sessões e reuniões a partir de segunda-feira (1º). Durante todo o recesso legislativo de meio de ano, que acontece entre 18 e 31 de julho, os gabinetes parlamentares permaneceram em funcionamento e as atividades administrativas foram mantidas.

 

Beth Licenciada

A vereadora Beth Leal (Republicanos) irá se licenciar da Câmara por 30 dias. Essa é a segunda vez que Beth Leal solicita licença nesse ano. Contudo, agora, a expectativa é de que o 2° suplente do partido, João Diego, assuma vaga por 30 dias. O primeiro suplente, Carlos Xavier, que ocupou a cadeira em outra oportunidade, deverá abrir mão de assumir dessa vez.

 

Eleições 2022

A realização de enquetes ou sondagens sobre as Eleições 2022 está proibida a partir de 15 de agosto. A determinação está prevista na Resolução TSE nº 23.600/19 e no calendário eleitoral. O descumprimento da norma é passível de processo administrativo e multa.

 

FGTS

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1747/22 que autoriza o trabalhador que pedir demissão a sacar os valores na sua conta vinculada ao FGTS. Atualmente, o trabalhador que pede demissão não pode movimentar o saldo no FGTS. Os créditos são liberados apenas quando a rescisão se dá por iniciativa do empregador.

 

Semipresidencialismo

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa temas relacionados ao sistema de governo semipresidencialista reúne-se na próxima quarta-feira (3) para discutir e votar o parecer do coordenador, deputado Samuel Moreira (PSDB). O texto foi apresentado em julho e é favorável à realização de plebiscito a ser convocado por decreto legislativo.