Política

Informe da Redação

Setor Rural, O que muda?

Setor Rural

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou com vetos a Lei 14.421/22, que permite o uso de Fundos Garantidores Solidários para toda operação financeira vinculada à atividade empresarial rural, incluídas aquelas resultantes de consolidação de dívidas e as realizadas no âmbito dos mercados de capitais.

 

O que muda?

Até o momento, os fundos só podiam garantir operações realizadas por produtores rurais, incluídas as resultantes de consolidações de dívidas. A mudança permite garantir títulos como a Cédula de Produto Rural e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio, que apresentam participação crescente no financiamento das atividades do setor rural nos últimos anos.

 

Pela 6° vez

O PT aprovou, em convenção realizada ontem (21), a chapa formada por Lula e Geraldo Alckmin para disputar a Presidência da República nas eleições de outubro. A decisão foi por unanimidade. A chapa também foi aprovada pela federação que reúne PT, PCdoB e PV. Esta será a sexta vez que Lula disputará a Presidência da República.

 

Gomyde entra no páreo

O ex-deputado federal Ricardo Gomyde será o candidato do PDT ao Governo do Paraná. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. O nome de Gomyde contou com o apoio do deputado federal Gustavo Fruet e do estadual Goura. Com Gomyde no páreo, o sonho do PT em ter apoio do PDT no Paraná acabou.

 

PP com PSD

O Progressistas realiza no próximo sábado (23), em Londrina, a convenção estadual para oficializar os candidatos para as eleições de outubro. O PP vai confirmar o apoio à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD), a candidatura de Guto Silva ao Senado e as chapas com 31 candidatos e candidatas a deputado federal e 55 a deputado estadual.

 

Processo Eleitoral

O Ministério Público do Paraná emitiu nota reafirmando a plena confiabilidade do sistema eleitoral com uso de urnas eletrônicas no Brasil. O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, sustenta que o voto eletrônico garante o direito de votar e ser votado, com plena transparência e confiabilidade, sendo descabidas manifestações que buscam retirar a credibilidade do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas.

 

Processo Administrativo

A Nova Lei de Processo Administrativo do Paraná é o tema da live promovida pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Paraná. A capacitação será realizada hoje (22), a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da EGP no YouTube. A participação não requer inscrição prévia.

 

70 obras

O Tribunal de Contas do Paraná deve auditar 70 obras possivelmente paralisadas nos próximos meses. Elas estão situadas em 14 municípios e têm um valor total estimado em cerca de R$ 155 milhões. As obras fiscalizadas foram selecionadas com base em critérios de relevância e materialidade, principalmente em áreas sensíveis, como saúde e educação.

 

POD e Itaipu

Uma comitiva de lideranças da região Oeste foi recebida pela diretoria da Itaipu Binacional. Rainer Zielasko, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento participou da reunião que visa aproximar as ações e a cooperação entre a estatal e entidades representativas do Oeste. A grupo foi recebido pelo Almirante Anatalicio Riaden e o General Carbonel.