Opinião

Informe da Redação

Amop, Recondução e Cautela

 

 

Amop

Durante evento realizado ontem (9), prefeitos integrantes da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) participaram da comemoração dos 53 anos de fundação da entidade. Durante as comemorações, foi lançado o Prêmio Amop de Jornalismo, que terá por tema este ano o protagonismo da região Oeste. As inscrições estarão abertas a partir de primeiro de julho e os vencedores em todas as categorias serão conhecidos no dia 25 de novembro.

 

Aquece Oeste

A Campanha Aquece Oeste, realizada pela Adamop (Associação das Primeiras Damas do Oeste do Paraná) nos 55 municípios, que arrecada donativos para os que mais precisam, contabilizou mais de 70 mil quilos durante a campanha. Ontem (9), foram entregues 1,2 mil fardos com calçados masculinos e femininos, adultos e infantis, além de utensílios e cobertores. Os itens estavam sendo arrecadados desde o dia 26 abril, quando foi lançada a campanha.

 

Recondução e Cautela

Os deputados estaduais Adelino Riberio, Nereu Moura, Elio Rush e Pedro Bazana foram reconduzidos novamente ao cargo. O presidente da Alep, o deputado estadual Ademar Traiano (PSD), informou que, anteriormente, havia tomado muita cautela ao realizar a recondução dos deputados Fernando Francischini, Emerson Bacil, Cassiano Caron e Do Carmo, na segunda-feira (6).

 

Sem despesas

Além disso, Traiano informou que os deputados empossados na segunda e afastados na quarta-feira (7), não irão receber pelos dois dias de trabalho. “Não vamos fazer pagamento aos deputados empossados por dois dias, o que seria uma incoerência da nossa parte, e, portanto, o trâmite das coisas continuou dentro da normalidade”, afirmou.

 

TCE-PR

O Tribunal de Contas do Paraná publicou Portaria Extraordinária estendendo até o dia 30 de junho a suspensão dos prazos processuais, do peticionamento geral e das sessões de julgamento realizadas pelos órgãos deliberativos do TCE. Os sistemas do TCE estão fora do ar desde o dia 13 de maio, há quase um mês, quando foram detectadas possíveis invasões hackers no sistema do Tribunal.

 

Itaipu

A Itaipu recebeu o troféu Empresa Amiga da Uopeccan 2021, pela ajuda prestada ao Hospital do Câncer de Cascavel em 2021. A honraria foi recebida pelo diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior. No ano passado, Itaipu destinou R$ 80 mil a Uopeccan via auxílio eventual, além de patrocinar a feijoada promovida pela entidade para arrecadar recursos.

 

Homeschooling

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou ontem (9) requerimento para a realização de um ciclo com seis audiências públicas a fim de debater o PL 1338/2022, que propõe a regulamentação da educação domiciliar (homeschooling). No Senado, a relatoria da matéria foi designada ao senador Flávio Arns (Podemos).

 

Líder do Governo

O senador Eduardo Gomes (PL) anunciou, durante a sessão do Plenário de ontem (9), o nome do colega Carlos Portinho (PL) como novo líder do governo no Senado. O governo estava sem líder no Senado desde dezembro, quando o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) deixou o posto, assumido em fevereiro de 2019.

 

Ainda pré-candidata

Líder do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, a deputada federal pelo Paraná, Aline Sleutjes, desmentiu boatos e reafirmou sua pré-candidatura ao Senado.