Cotidiano

Hillary abre 9 pontos de vantagem contra Trump em nova pesquisa

201607262119143943_RTS.jpg WASHINGTON ? Uma nova pesquisa da CNN mostra a democrata Hillary Clinton nove pontos percentuais a frente do seu rival republicano, Donald Trump, na disputa pela Presidência dos EUA. Ela tem o apoio de 52% dos eleitores, contra 43% para o magnata. Na semana passada, a ex-secretária de Estado fez o discurso mais longo da sua carreira política ao aceitar a indicação democrata.

Após a Convenção Republicana, a pesquisa CNN-ORC dava 48% das preferências ao magnata, contra 45% para Hillary.

Além disso, segundo a CNN, subiu o percentual de americanos que consideram que as políticas de Hillary podem levar o país no caminho correto, subindo de 43% antes das duas convenções para atuais 48%.

Hillary ainda enfrenta, no entanto, um grande problema: a má opinião que muitos americanos têm dela. Mas este é um problema que já diminuiu desde a convenção da Filadélfia na semana passada, segundo pesquisas.

Cerca de 50% dos eleitores têm uma opinião negativa de Hillary, em comparação aos 36% que a veem de forma positiva, revelou uma pesquisa da CBS News. A opinião positiva aumentou em cinco pontos, e a negativa caiu em seis desde a última enquete.

De acordo com esta segunda pesquisa, 31% dos eleitores ficaram com uma impressão positiva de Trump, quase o mesmo percentual de antes da Convenção Republicana. Mas 52% têm uma opinião ruim a respeito dele.

Foram entrevistadas 1.393 pessoas na pesquisa da CBS realizada entre 29 e 31 de julho, com margem de erro de três pontos.