Cotidiano

Grupo de estudos Formadores em Ação terá novas jornadas em outubro

Novas turmas serão compostas por professores de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular

Grupo de estudos Formadores em Ação terá novas jornadas em outubro

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informa que o grupo de estudos Formadores em Ação terá novas turmas abertas em outubro, para professores de todas as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para os que desejam atuar como professores formadores, as inscrições foram abertas nessa quinta-feira (9) e seguem até 15 de setembro — confira o edital e o formulário de inscrição.

Já para os professores que acompanharão o grupo de estudos como cursistas, as inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (13) e até 23 de setembro. Neste caso, a inscrição acontecerá por meio de uma página no site da Secretaria da Educação e do Esporte e o professor poderá escolher em qual turma ingressará.

O programa Formadores em Ação é um grupo de estudos que tem a proposta de abordar a prática em sala de aula aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais. O curso é tanto ministrado quanto destinado a professores da rede estadual de ensino.

O conteúdo é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Secretaria da Educação e dividido em jornadas de formação. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos.

“O principal objetivo do curso é ressignificar as práticas pedagógicas curriculares, aprimorando a formação de docentes”, diz Roni Miranda, diretor de Educação da Secretaria. “Obtivemos ótimos resultados desde a implementação do programa, em 2020, e podemos observar como os professores puderam tirar proveito do curso e dinamizar as aulas”.