Cotidiano

Governo retoma programa Paraná Cidadão com evento em Balsa Nova

Evento acontece de quarta a sexta-feira (22 á 24). Projeto estava paralisado desde março do ano passado por causa da pandemia.

Secretaria de Justiça, Família e Trabalho retoma ações do Programa Paraná Cidadão  -  Curitiba, 20/09/2021  -  Foto: SEJUF
Secretaria de Justiça, Família e Trabalho retoma ações do Programa Paraná Cidadão - Curitiba, 20/09/2021 - Foto: SEJUF

O município de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, recebe as ações do Projeto Paraná Cidadão, do Governo do Estado. A iniciativa, que leva serviços públicos gratuitos de diversas áreas para atender aos cidadãos, acontece de quarta a sexta-feira (22 a 24), no Creas Bugre, na Rua Antonio Gequelim, 101.

O evento marca a retomada do projeto que, por causa da pandemia, estava paralisado desde março do ano passado, após a feira em Abatiá, no Norte Pioneiro. Com a melhora dos indicadores sanitários, a Sejuf conseguiu retomar o contato com a população, sempre respeitando as medidas sanitárias adotadas em cada município. O programa é coordenado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que articula ações e estabelece parcerias com órgãos e entidades municipais, estaduais, federais e sociedade civil para a oferta de serviços.

​Em Balsa Nova, as equipes da própria Sejuf vão oferecer serviços de documentação, encaminhar tarifa social de água e luz, ofertar orientação jurídica, atendimento a pessoas idosas e com deficiência e intermediação de vagas de trabalho, através do cadastramento de currículos e ofertas de cursos de qualificação. A emissão do RG depende do agendamento prévio no município, em função das novas normas adotadas pelo Instituto de Identificação do Paraná.

PROJETO – Em 2019, o Paraná Cidadão totalizou cerca de 265 mil atendimentos, um aumento de 66,5% em comparação ao ano anterior (156 mil). O programa promoveu naquele ano 23 feiras que ofertaram mais de 30 serviços gratuitos à população.

Em 2020 foram realizados eventos apenas em Fazenda Rio Grande (RMC) e Abatiá. Os demais foram cancelados, seguindo determinação de decreto estadual para enfrentamento do coronavírus.

 

Fonte: Agência Estado