Política

Governo quer se aproximar de universidades

A ideia é que as universidades contribuam com ações nas áreas econômica e social

Curitiba – O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nessa quarta-feira (3), em reunião com os reitores das sete universidades estaduais do Paraná, que quer aproximar as instituições de ensino superior da gestão do Estado. A ideia é que as universidades contribuam com ações nas áreas econômica e social para fortalecer o desenvolvimento regional e de todo o Paraná.

“Temos centenas de mestres e doutores, com muito conhecimento, que podem nos ajudar a pensar o desenvolvimento regional, principalmente as questões econômicas e sociais”, afirmou Ratinho Junior. “Os reitores têm papel de liderança e podem conduzir ações que fortaleçam o crescimento de municípios e regiões. Portanto, queremos mais eficiência, criatividade e novas ideias que possam melhorar a vida das pessoas”, disse.

Ratinho Junior afirmou que o governo busca criar ambientes para que as instituições possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma, e pediu um novo encontro de trabalho com os reitores, para discutir questões específicas de cada instituição, nas próximas semanas. Ele lembrou que universidades são um ativo importante do Estado, e que o investimento em ensino superior é de cerca de R$ 2,5 bilhões ao ano.

Cooperação

Para o futuro superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), essa primeira reunião com o governador foi importante para breves relatos dos reitores e para que eles pudessem conhecer o que o governo espera. “Queremos fazer um trabalho de estreita cooperação e de construção conjunta, visando utilizar esse capital intelectual e científico que temos nas instituições a serviço da população e do desenvolvimento regional”, disse.

Enxugamento

Ratinho Junior reforçou que a extinção da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como parte das medidas de enxugamento da máquina pública, não afetará o trabalho no setor. “Transformamos a secretaria de ensino superior em superintendência com o objetivo de dar mais trânsito a ela em outras secretarias de estado. Dessa forma, será mais dinâmica e terá mais eficiência”.