COTIDIANO

GM de Foz ministra instruções sobre o trânsito para militares do 34º Batalhão do Exército

27 de abril de 2022 às 16:32
Publicidade

Na tarde de terça-feira (26), cerca de 70 militares participaram do estágio de prevenção de acidentes com motocicletas. O treinamento aconteceu na sede do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Bimec) de Foz do Iguaçu.

A iniciativa teve como objetivo minimizar a possibilidade de acidentes de trânsito envolvendo militares, tendo em vista que as motocicletas são utilizadas como meio de transporte por grande parte da tropa.

“Tivemos a oportunidade de repassar aos militares os principais cuidados que devem ser tomados no trânsito. Mostramos números preocupantes de acidentes envolvendo motocicletas e a importância da conscientização, para que os riscos sejam minimizados”, explicou o palestrante da capacitação e subinspetor da Guarda Municipal, Gerson Rodrigues Vieira.

O treinamento, com duração de quatro horas, contou com instruções teóricas, ministradas pela Coordenadoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, e atividades práticas orientadas por motociclistas da GM de Foz.

Os militares tiveram acesso aos dados estatísticos em relação à frota de veículos existentes em Foz do Iguaçu, e o número de acidentes registrados nas vias municipais e federais.

Também foram repassadas informações importantes sobre a segurança no trânsito, como o uso de equipamentos de segurança, o transporte de excesso de carga e a falta de informações sobre as leis de trânsito.

“Falamos, ainda, sobre a infraestrutura das cidades, a engenharia para o melhor desenvolvimento do trânsito, sinalizações, e sobre a parte da documentação e mecânica do veículo. Também abordamos os principais pontos onde ocorrem a maior parte dos acidentes em Foz do Iguaçu”, ressaltou Gerson.

“A integração entre as forças de segurança é fundamental para a troca de informações e de conhecimento, e esse treinamento é um exemplo de como estamos unidos em prol de melhorias na área em Foz do Iguaçu”, afirmou o secretário municipal de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Antonio Jahnke.

Acidentes

Segundo dados da Guarda Municipal, em 2021 foram registrados 2.931 acidentes nas vias municipais. Ao todo, 14 óbitos. Já nas vias federais, em 2021, foram registrados 123 acidentes, com 14 mortes registradas.

Projeto Vida do Trânsito

Lançado em 2013, o Projeto Vida no Trânsito de Foz do Iguaçu foi criado no momento em que a taxa de mortalidade por acidente de trânsito na região de Foz era superior à média estadual.

O Vida no Trânsito está focado em ações que alertam a população sobre os principais fatores de risco em acidentes, como a união de bebida e direção, imprudência e excesso de velocidade. Além disso, o projeto trabalha na qualificação do atendimento às vítimas de acidentes, através da Rede Paraná Urgência, e no aperfeiçoamento dos sistemas de informação de mortalidade e de acidentalidade, com o VigiaSUS.

(Fonte: PMFI)

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE