Cotidiano

Foz do Iguaçu tem cerca de oito mil cães infectados com leishmaniose

Primeiro caso da doença em humanos no Estado foi confirmado na cidade

Foz do Iguaçu – Um pesquisa realizada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), estima que dos cerca de 55 mil cães de Foz do Iguaçu, oito mil sejam portadores do vírus da leishmaniose. Na quinta-feira (16), a Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso da doença em humanos no Estado em um morador de Foz.

De acordo com o médico veterinário André Doldan, chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes de Foz), muitos estão em estado assintomático e outros sintomáticos, ou seja, com a doença já perceptível.

“O cão de rua ao é o vilão, a população canina como um todo pode se infectar. É uma doença de grande relevância que precisa ser tratada”, disse o veterinário, informando que não existe tratamento para o animal doente. Os sintomas do cão com leishmaniose é o emagrecimento, feridas e unhas compridas.

A doença é transmitida para humanos através do mosquito Palha, que se reproduz em matérias decompostos, como restos de comidas e folhas. Por isso a importância em manter os quintais e terrenos baldios limpos. O médico ressaltou ainda que o fumacê usado para combater o mosquito da dengue, não é eficaz contra o transmissor da leishmaniose, pelo tipo de ambiente em que ele reproduz.

Os medicamentos de uso humano são proibidos para tratar animais e o tratamento veterinário é ineficaz para combater animais com a enfermidade.

(Com informações da Rádio Cultura Foz)