Política

Foz do Iguaçu e Presidente Franco se unem para manter o nome da Ponte da Integração

Lideranças da sociedade civil e do poder público das duas cidades irão atuar em conjunto contra o projeto do deputado Evandro Roman

Foz do Iguaçu e Presidente Franco se unem para manter o nome da Ponte da Integração

Reunião do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) nessa sexta-feira (20), marcou a união entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco para manter o nome da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai. Foram definidas diversas ações a serem realizadas pela sociedade civil e poder público das duas cidades, que serão ligadas pela nova via.

A plenária aprovou documento assinado por lideranças e autoridades públicas a ser enviado ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pedindo a rejeição do projeto deliberado pela Câmara Federal, que propõe nomear a ponte de “Jaime Lerner”. Os três senadores do Paraná serão mobilizados para defender a designação Ponte da Integração.

Presente à plenária do Codefoz, a prefeita de Presidente Franco, Julia Ferreira, afirmou que o município está convocando o Governo de Alto Paraná, os órgãos de relações internacionais e a presidência do Paraguai em prol da manutenção da nomenclatura Ponte da Integração. A articulação tem o apoio do Conselho de Desenvolvimento Trinacional (Codetri).

“Exigimos respeito em nome da cidade de Presidente Franco e do Paraguai, pois não fomos ouvidos para essa mudança de nome da ponte”, enfatizou a prefeita. “Nosso país é parte da Itaipu, que está custeando a obra, e, como povos irmãos, deveríamos ter sido consultados. Não estamos de acordo e não aceitaremos essa alteração”, disse a gestora.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, garantiu o apoio da administração. “Reafirmamos que a prefeitura está junto neste entendimento de que é Ponte da Integração, é assim que ela será chamada. Endossamos essa compreensão da sociedade iguaçuense e de Presidente Franco”, pontuou.

O chefe de gabinete da direção brasileira da Itaipu Binacional, coronel Robson Rodrigues de Oliveira, sintetizou o clamor da comunidade da região. “Há uma pedra fundamental da obra em que consta Ponte da Integração.  Nosso pleito é muito simples: manter o nome já escolhido e consolidado trinacionalmente”, asseverou o gestor, que é vice-presidente do Codefoz.

Indignação

Presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez ressaltou que o nome de Ponte da Integração confirma uma longa história de amizade e harmonia entre os países da fronteira. “Temos as pontes da Amizade, da Fraternidade e, agora, a da Integração. Isso mostra o quanto somos unidos nas Três Fronteiras e seguiremos assim, sem aceitar interferências”, declarou.

“Apresento toda a minha indignação a esse deputado que é autor do projeto para mudar o nome da ponte”, frisou o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Faisal Ismail. “Foi uma iniciativa desrespeitosa, tomada isoladamente, sem qualquer consulta às lideranças e autoridades da fronteira”, completou.

União institucional

Vários vereadores iguaçuenses participaram da plenária do Codefoz, reagindo enfaticamente contra a proposta que pretende dar outro nome para a nova ponte internacional entre o Brasil e o Paraguai. O Legislativo também adotará novas medidas a favor da designação escolhida e já popularizada nas Três Fronteiras.

“É uma arbitrariedade, um projeto inoportuno que quer personalizar uma ponte que representa a integração, a união de dois países”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Patrício (PSD). “Essa proposta, sem ouvir nem consultar as cidades da fronteira, tem uma intenção meramente política”, denunciou.

Documento

A moção endereçada ao Senado Federal é firmada pelo prefeito Chico Brasileiro, pelo presidente da Câmara, Ney Patrício, e pelos diretores do Codefoz, Felipe Gonzalez, coronel Robson Rodrigues de Oliveira e Rodiney Alamini. Também assinam os presidentes da ACIFI, Faisal Ismail; do Conselho Municipal de Turismo, Yuri Benites; e da Associação de Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu, Márcia Porto.

O texto afirma que projeto que nomeia a ponte de “Jaime Lerner” tramitou com urgência no Legislativo federal, anulando o debate e retirando da população da fronteira o direito de exprimir opinião. Enfatiza que a obra é uma reivindicação histórica da região e que irá gerar um novo ciclo desenvolvimentista.

“Não há proposição merecedora de avançar quando o seu propósito e conteúdos contrariam o interesse dos representados pelo Poder Legislativo”, conclui o pedido para que o Senado Federal rejeite o projeto. Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Contexto

Sem qualquer consulta ou aval de lideranças e autoridades públicas da fronteira, o deputado Evandro Roman (Patriota-PR) apresentou o Projeto de Lei (PL) 1.984/2021, aprovado na Câmara Federal. A matéria será deliberada no Senado Federal.

Veja a íntegra do documento:

MOÇÃO DE APELO AO SENADO FEDERAL

Excelentíssimo Senhor
Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Presidente do Senado Federal

Por meio da presente moção, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ) requer desta Casa Legislativa a rejeição do Projeto de Lei (PL) 1.984/2021, deliberado pela Câmara dos Deputados em 19 de agosto de 2021. O referido PL visa a denominar de “Jaime Lerner” a PONTE INTERNACIONAL DA INTEGRAÇÃO BRASIL-PARAGUAI, designação reconhecida e amplamente legitimada pela comunidade fronteiriça.

A nomenclatura proposta no projeto de autoria do deputado federal Evandro Roman (Patriota-PR) sequer foi apresentada a instituições públicas e privadas das cidades de Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil) e Puerto Franco (Alto Paraná, Paraguai), localidades em que está sendo estabelecida a nova ligação internacional entre as duas nações. O projeto tramitou com urgência na Câmara Federal, anulando o debate e retirando da população local o direito de exprimir opinião.

Entidades da sociedade civil organizada, como este CODEFOZ, e a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), bem como a Câmara Municipal de Vereadores, pleitearam o arquivamento do PL 1.984/2021 quando houve o seu ingresso no Legislativo Federal. Os pedidos da representação social e política iguaçuense foram prejudicados, portanto, pela celeridade com a qual o projeto de lei foi aprovado, além de a matéria ter sido posta à revelia e sem consulta, configurando atitude de desrespeito e falta de consideração com a comunidade local.

A PONTE DA INTEGRAÇÃO é uma reivindicação histórica que abrirá um novo ciclo desenvolvimentista na região. A nova ponte irá fomentar o comércio internacional, o segmento da logística e a economia do turismo, além de dinamizar, com as suas obras complementares, a circulação e o trânsito de moradores fronteiriços de localidades da Argentina, Brasil e Paraguai.

A obra de R$ 323 milhões é de iniciativa do governo federal, realizada sob a gestão do Governo do Paraná e custeada pela margem brasileira da Itaipu Binacional, resultado exclusivamente de uma política de Estado. Aferição técnica realizada no mês de julho demonstra que a ponte já atingiu 64% de execução. A inauguração do empreendimento está prevista para o ano de 2022.

A sua construção representa a harmonia e a união entre os países da região, valores praticados e amplificados em longas décadas de integração. Outras duas vias de conexão internacional nas Três Fronteiras simbolizam essa boa convivência, que são as pontes da Amizade Brasil-Paraguai e da Fraternidade Brasil-Argentina.

Vale registrar que a nomenclatura PONTE DA INTEGRAÇÃO está gravada na pedra fundamental da obra, marco inaugural dos trabalhos binacionais lançado em Foz do Iguaçu pelos presidentes do Brasil e do Paraguai. Esse é o nome que já está popularizado e, devido a isso, suscita o risco de que qualquer outra eventual designação possa ser ignorada por moradores da fronteira e usuários da ponte.

Finalizamos reiterando o pedido de rejeição do PL 1.984 no Senado Federal. Não há proposição merecedora de avançar quando o seu propósito e conteúdos contrariam o interesse dos representados pelo Poder Legislativo. A PONTE DA INTEGRAÇÃO aprofunda o diálogo e a união entre os povos que compartilham esse território econômico, social e humano único, denominado de Três Fronteiras.

Foz do Iguaçu, 20 de agosto de 2021.

Francisco Lacerda Brasileiro
Prefeito de Foz do Iguaçu e presidente de honra do CODEFOZ

Ney Patrício da Costa
Presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu – CMFI

Felipe Gonzalez
Presidente do CODEFOZ

Coronel Robson Rodrigues de Oliveira
Chefe de Gabinete do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional e Vice-presidente do CODEFOZ

Rodiney Alamini
Secretário do CODEFOZ

Faisal Mahmoud Ismail
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu – ACIFI

Yuri Benites
Presidente do Conselho Municipal do Turismo – COMTUR

Márcia Porto
Associação de Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu – AEFI