Saúde

Foz do Iguaçu alcança 99,6% da população adulta vacinada contra a covid-19

Município já aplicou 270.735 doses dos imunizantes. Porcentagem deverá passar dos 100% com a chegada de novas doses

Foz do Iguaçu alcança 99,6% da população adulta vacinada contra a covid-19

Foz do Iguaçu atingiu neste final de semana a marca de 99,6% da população adulta vacinada com a primeira dose ou a dose única contra a Covid-19 e 40,5% da população com a segunda dose. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o município é o sétimo do Paraná que mais aplicou vacinas na população em quantidade absoluta, com 270.735 doses.

A porcentagem para Foz do Iguaçu deverá passar dos 100% com a chegada de novos imunizantes, isso porque os dados populacionais estão desatualizados. A Secretaria Municipal da Saúde aplicou até agora 9.347 doses a mais do que estava previsto, e estima que mais 10.021 moradores precisam ser vacinados com a primeira dose.

O município utiliza dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) para estimar a população a ser vacinada, tendo em vista que o último censo do IBGE é de 2010.

“Se os dados estivessem atualizados, a cidade já teria aplicado a primeira dose em 100% da população adulta”, afirma a secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo. “O município recebe doses conforme os dados do IBGE e, mesmo nos baseando pelo Ipardes, nós aplicamos muito além do previsto. Por isso reforçamos o diálogo com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde para o envio de lotes extras”, explica.

Doses

Na última semana, Foz do Iguaçu recebeu o segundo lote extra de vacinas, com 7 mil doses, todas foram direcionadas para a população acima de 18 anos. No sábado (28), quando as unidades de saúde ficaram abertas, quase 5 mil pessoas foram vacinadas. Agora, a cidade aguarda a chegada de novas doses para retomar a vacinação de primeira dose.

Na semana passada, o Paraná atingiu 80% da população adulta vacinada com a primeira dose ou a dose única.