Saúde

Foz começa a aplicar dose de reforço para maiores de 18 anos

Moradores que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos cinco meses já podem agendar a vacinação; Secretaria da Saúde também abriu agendamento para primeira dose em adolescentes e segunda dose em atraso

Foz começa a aplicar dose de reforço para maiores de 18 anos

Começa nessa segunda-feira (22) a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. O agendamento está disponível no site da Prefeitura: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

As doses serão aplicadas hoje a partir das 14 horas, na terça (23) e quarta-feira (24) das 8h às 18h nas unidades básicas de saúde. O avanço do calendário segue a orientação do Ministério da Saúde, que anunciou na semana passada a dose adicional para toda a população acima de 18 anos. Antes a indicação valia apenas para idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos. O intervalo de aplicação também foi antecipado, de seis para cinco meses.

Adolescentes e segunda dose

O agendamento no site da Prefeitura também está disponível para a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos (com ou sem comorbidades) e segunda dose em atraso.

“Temos que avançar com a vacinação e estamos trabalhando fortemente para ampliar a cobertura da segunda dose. Muitas pessoas não voltaram às unidades de saúde para completar a imunização, que é fundamental”, disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

De acordo com ela, moradores que estejam com a segunda dose em atraso poderão agendar a vacinação pelo site da Prefeitura ou procurar diretamente a unidade básica de saúde. “Atenderemos também por demanda espontânea para que possamos ampliar a cobertura vacinal. Já teríamos chegado a 100% de cobertura da população adulta com a segunda dose se não fossem os atrasos”, explica Rosa.

Conforme o levantamento do Programa Municipal de Imunização, mais de 18 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso. São 5.714 moradores com doses da Pfizer em atraso; 3.723 da Coronavac e 9.102 da AstraZeneca.

Unidades de Referência

A partir de hoje (22), a Unidade de Saúde do Jardim Jupira passa a ser referência no atendimento a brasileiros residentes fora do país e estrangeiros que precisam receber a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19. Já para os moradores que precisam completar o esquema vacinal com a dose da Coronavac, a unidade de referência é a do Maracanã.

O município tem atualmente 108,6% de cobertura com a primeira dose ou dose única e 96,7% com a segunda dose. Entre os adolescentes, a cobertura vacinal chegou a 78,67%.3

(Assessoria)