Imagine as Cataratas do Iguaçu na escuridão. Apenas iluminada pelo brilho de estrelas, sem luzes artificiais ou mesmo a luminosidade do luar. Assim foram as noites de um grupo de fotógrafos no Parque Nacional do Iguaçu. Além da sensação única, alguns levaram pra casa imagens incríveis do principal atrativo de Foz do Iguaçu em fotos de longa exposição. Mas para Cecília Miura a surpresa ao descarregar os arquivos foi ainda maior. Sem perceber, ela clicou uma onça pintada super a vontade à beira do rio Iguaçu na margem Argentina. Ela conta que era perceptível a presença de animais no local em que direcionava seu equipamento, mas que imaginava algumas aves, como urubus que são comuns naquele local.

Cecília participava de um Workshop de Fotografia Noturna e Natureza, realizado por Valter Patrial, com apoio local do Visit Iguassu.  Nos dois dias de safari fotográfico, os participantes buscaram imagens em longa exposição, que é quando o equipamento é colocado para capturar a luz por 5, 10 e até 30 segundos, resultando em imagens como as famosas fotos das Cataratas com as quedas formando um véu ou os registros de via láctea.

Para o especialista em fotografia de vida selvagem e natureza, Valter Patrial, responsável pelo workshop, “fotografar nas Cataratas, durante um Workshop de Astrofotografia e Paisagem é ímpar, nada pode ser comparado, mesmo sendo instrutor e já ter feito fotografias noturnas em outros anos nas Cataratas, sempre é uma experiência única, que venha 2022 com as novas turmas e novas datas”.

Muito mais onças

Na mesma noite, a equipe do Visit Iguassu, que esteve no local para acompanhar os fotógrafos e dar suporte, ao retornar para o portão de acesso avistou duas onças transitando pela estrada que corta o PNI. Um contato muito breve que rendeu um pequeno vídeo que registra apenas um dos dois felinos.

Valter Patrial

Patrial atua com fotografia de Natureza, Expedições fotográficas e Workshops, em diversos países e estados brasileiros. Nos últimos anos, realizou Expedições para Patagônia, no extremo Sul das Américas, Noruega, Suécia e Finlândia em busca das Auroras Boreais. Recentemente o cenário foi o Deserto urbanizado de Dubai, nos Emirados Árabes. Seu Workshop rendeu uma série de imagens incríveis não só das Cataratas do Iguaçu, como de alguns dos principais atrativos de Foz do Iguaçu.

Imagens: Cecília Miura